A declaração do Imposto de Renda de 2024, no que se refere ao ano de 2023, deverá ser feita até essa sexta-feira (31). A previsão é que 47 milhões de declarações sejam feitas até esse período, conforme relatado pela Receita Federal.
Vale ressaltar que o contribuinte que não enviar a declaração no prazo estará sujeito a pagar multa que pode variar de R$ 165,74 a 20% do tributo devido, e em casos de atraso será cobrada uma taxa extra de 1% ao mês. Quem irá declarar o Imposto de Renda de 2024 também deve estar atento ao risco de cair na malha fina. Segundo informado pela Receita Federal, os maiores motivos para as declarações serem retidas estão associados às despesas médicas – o que representa mais de 50% das retenções – e omissão de rendimentos de fontes. Dentre outros motivos estão as divergências entre os valores declarados, além das deduções do imposto devido e recebimento de rendimentos acumulados.
Balanço das declarações do Imposto de Renda
Mais de 256 mil piauienses já declararam seu Imposto de Renda este ano conforme o balanço das declarações do Imposto de Renda enviadas pelos piauienses até esta sexta-feira (24), divulgado pela Receita Federal. Ao todo, 256.747 contribuintes do estado já tiveram suas declarações inseridas na base de dados da Receita Federal.
Do total de declarações prestadas até o momento no Piauí, 65,8% estão em fila de restituição. A Receita Federal abriu nesta semana a consulta da restituição do Imposto de Renda em todo o país. No primeiro lote, mais de 5 milhões de contribuintes devem receber um total de 9,5 bilhões em restituições. Os contribuintes do Rio Grande do Sul terão prioridade em razão do estado de calamidade causado pelas enchentes.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.