Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia dos Namorados: de amor de verão ao “sim!”

Quando o amor acontece, os obstáculos são vencidos, resultando no tão esperado "sim".

12/06/2024 às 08h41

Viajar é uma oportunidade para conhecer novas culturas, idiomas, a gastronomia e, talvez, até encontrar um grande amor! Para quem acredita que amor de verão - ou de viagens - não é duradouro, alguns casais mostram como o querer pode romper as fronteiras geográficas, superar a distância e ir muito além, chegando ao dia do grande “sim!”. Neste Dia dos Namorados, celebrado neste 12 de junho, conheça um pouco sobre os eternos namorados que venceram desafios e escolheram seguir ao lado de seu parceiro, agora como marido e mulher.

A coordenadora de marketing Lanussa Ferreira (40) e o desenvolvedor de TI, Leandro Reis Costa (39), estão em contagem regressiva para a chegada do dia que subirão ao altar. Só que a história do casal começou de uma maneira bem diferente. Eles se conheceram em 2019, quando Lanussa, natural de Teresina (PI), ia curtir férias em Salvador (BA). Na época, ela estava em um relacionamento um pouco conturbado com um rapaz que morava na capital baiana. Em janeiro, ele terminou o relacionamento, porém com as passagens compradas para visitá-lo, a coordenadora decidiu que mesmo assim iria viajar para conhecer a cidade.

Lanussa Ferreira e Leandro Reis: contagem regressiva para subir ao altar - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Lanussa Ferreira e Leandro Reis: contagem regressiva para subir ao altar

“Por sorte, minha madrinha já morava na cidade há muitos anos e me chamou para ficar com ela e, assim, não perdi a viagem. Enquanto isso, entrei em um aplicativo de relacionamentos a fim de, apenas, fazer amizade com alguém da cidade que pudesse me acompanhar nos passeios. Foi aí que conheci o Leandro. Nossa identificação foi quase instantânea, ele é muito inteligente e a conversa era muito legal. Fomos combinando várias coisas para fazermos quando eu estivesse na cidade. Acontece que, no dia seguinte à minha chegada, eu e o ex conversamos, nos entendemos e reatamos. Depois de uns dias criando coragem, falei para o Leandro, ele entendeu e nós nem chegamos a nos encontrar”, conta Lanussa Ferreira.

Ao retornar para Teresina, Lanussa foi surpreendida com um novo término. Porém, já era tarde, ela já estava encantada por Salvador e cogitando mudar-se para lá. Ela passou então a procurar emprego na cidade e foi quando voltou a conversar com Leandro. Empolgado com a mudança, o desenvolvedor de TI ajudou Lanussa nesse processo, inclusive, chegaram a conversar sobre dividirem apartamento, claro, apenas como amigos.

“Desde o início de nossas conversas ele fez questão de enfatizar que não queria uma relação apenas de amizade, mas sempre foi muito respeitoso. Eu levava na brincadeira, porque tinha acabado de terminar um relacionamento, queria focar minha energia em conseguir um emprego. Durante meu processo de mudança para Salvador, fomos nos falando e combinados de almoçar quando eu chegar. Passamos a nos ver diariamente, ele me apresentou seus amigos, me levou a vários lugares e nove dias depois demos o primeiro beijo, em um dia chuvoso, na Praia do Porto da Barra, com um arco-íris lindo no céu”, relembra, acrescentando que, sete dias após o primeiro beijo, os dois foram passar um final de semana na Ilha de Itaparica e, na beira de outra praia, Leandro pediu Lanussa em namoro.

Dia dos Namorados: de amor de verão ao “sim!” - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Dia dos Namorados: de amor de verão ao “sim!”

“Foi um momento incrível e eu só sentia que aquilo estava muito certo. Começamos os planos de morar juntos e combinamos que moraríamos juntos assim que eu conseguisse um emprego. Isso ocorreu após dois meses. Desde o início já nos sentimos casados, mas para marcar a intenção de oficializar o casamento, durante uma viagem ao interior de São Paulo, o Leandro me surpreendeu com um lindo pedido, no meio de uma degustação de espumantes, em uma vinícola. Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida e algo totalmente inesperado se transformou em uma história de amor cheia de companheirismo, carinho e lealdade”, ressalta Lanussa Ferreira.

Um amor que superou 15 anos e muitos Guanabaras

Manter um relacionamento à distância não é nada fácil, e a fisioterapeuta Letícia Falcão (30) e o engenheiro eletricista Raionne Rocha (34) sabem bem disso. A história do casal iniciou em 2009, durante uma viagem de férias. Letícia é natural de Fortaleza (CE) e veio a Teresina visitar alguns familiares. Na época, Letícia tinha apenas 16 anos e Raionne 20 anos.

“Nos conhecemos em uma carona que ele me deu até o Aeroporto, com minha família. Somos primos em terceiro grau, pois a mãe dele é prima da minha mãe. Nas férias seguintes vim novamente, acabamos nos aproximando e ficamos juntos pela primeira vez. Como éramos muito jovens, e devido à distância, passamos um tempo como amigos e só meses depois decidimos tentar namorar, entre idas e vindas”, conta Letícia.

Letícia Falcão e Raionne Rocha está juntos há 15 anos - (Arquivo pessoal) Arquivo pessoal
Letícia Falcão e Raionne Rocha está juntos há 15 anos

O relacionamento foi seguindo e se mantendo, porém, a distância era cruel e, muitas vezes, impedia que a relação evoluísse e, em 2016, o casal deu uma pausa. “Mesmo gostando muito um do outro, precisamos nos afastar. O namoro à distância começou a ficar complicado, tínhamos pouco tempo juntos, as idas e vindas começaram a ficar desgastante e a rotina corrida”, relembra a fisioterapeuta.

Foram longos quatro anos afastados. Um tempo que o casal não queria ter dado, mas, talvez, necessário naquele momento. Mas, como a vida gosta de fazer surpresas, os dois voltaram a conversar em 2021 e, para a alegria de Letícia e Raionne, o sentimento e o amor ainda existia, e estava mais forte do que nunca.

“Poucos meses depois decidimos tentar namorar de novo, mas, agora, não éramos mais adolescentes, estávamos mais maduros e com a mesma ideia de construir uma família. No dia 30 de setembro de 2022, depois de muitas idas e vindas, de muitos Guanabara, muitas chamadas de vídeo, muitas horas no telefone e muitas mensagens, o Raionne me chamou para vir morar em Teresina e no dia 28 de outubro de 2022, noivamos. Depois de um ano de noivado e já morando juntos, casamos em uma cerimônia civil, em Fortaleza, e estamos casados há seis meses”, cita a fisioterapeuta.

Conexão para além das fronteiras

A história de Samila Maria Bruno (27) e Tyler Cameron Bruno (30) também começou durante uma viagem de férias. Ela é natural de União (PI) e Tyler dos Estados Unidos (EUA). Os dois se conheceram em 2019, durante uma viagem que ela fez à Fortaleza (CE) cidade onde seu irmão morava. Na época, ela estava indo para um evento e tinha acabo de sair de um relacionamento delicado.

“Durante minha estadia na cidade, senti que algo me chama para ficar em Fortaleza. Em setembro de 2019, me mudei, inicialmente, para casa de uma amiga. Assim que cheguei, fomos a um barzinho lá perto, minhas amigas o notaram e me mostraram. Minutos depois, senti alguém tocando no meu ombro e era o Tyler, que se apresentou falando em inglês. Ele me pediu para ensiná-lo a dançar forró, mas, como todo americano, faltava o gingado”, brincada Samila.

Samila conta que Tyler já tinha vindo ao Brasil anteriormente, durante um intercâmbio, e que havia retornado, em 2019, para passar férias com os amigos após concluir o curso. Na última noite de Tyler no Brasil, o grupo de rapazes decidiu ir para esse bar. Mal sabia ele que encontraram com Samila e sua vida mudaria. Após a dança, os dois trocaram telefones e a conversa passou a fluir, com a ajuda do Google tradutor.

Samila e Tyler, com a pequena Valentina: obstáculos vencidos pela força do  amor - (Arquivo pessoal) Arquivo pessoal
Samila e Tyler, com a pequena Valentina: obstáculos vencidos pela força do amor

“Eu tinha muita vontade de ir para a Califórnia para praticar meu inglês e tentei tirar meu visto de turismo, mas o pedido foi negado. O Tyler decidiu vir para o Brasil me visitar e, em 2020, nos encontramos em São Paulo. E no dia 26 de fevereiro ele me pediu em namoro. Para o Tyler, relacionamento à distância não era algo que ele deseja, mas disse que sentia que comigo daria certo e lutamos por esse relacionamento mesmo distante”, cita.

O que o casal não esperava era que no meio desse relacionamento viria a pandemia da Covid-19. Tyler retornou para Califórnia e Samila voltou para União. Mesmo com a distância, os dois continuaram se falando. Quatro meses após o pedido de namoro, o Tyler a pediu em casamento por meio de uma videochamada.

Foi algo muito rápido. Eu já tinha passado por relacionamentos muito longos e isso nunca tinha acontecido, de pensar em casamento, sendo que, quatro meses de namoro, com uma pessoa de outro país, em meio a uma pandemia, sem ideia de quando iríamos nos ver ou quando o casamento ia acontecer, mas eu aceitei

Samila Maria Brunocasada com o americano Tyler Bruno

O casal deu entrada no visto de noiva logo após o pedido de casamento, ainda em 2020. Em outubro do mesmo ano, Samila foi morar com Tyler nos Estados Unidos. A cerimônia de casamento ocorreu em novembro e a primeira filha do casal, Valentina Maria Bruno, nasceu em março de 2023. Agora, eles aguardam ansiosos a chegada do segundo filho, Thompson.

“Mesmo cansados, assistimos algo juntos e vamos para a cama juntos. Tentamos sempre fazer um encontro a cada mês, para falar somente sobre nós e ter aquela conversa olho no olho. Ao olharmos para as batalhas que enfrentamos – um relacionamento à distância, visto de noiva, barreiras físicas e de linguagem – tudo isso nos tornou um casal forte, com a certeza de que somos um do outro para sempre e que enfrentaremos tudo juntos até os nossos últimos suspiros. Para nós, o amor é uma decisão”, conclui Samila.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.