O Governo do Piaui lançou na tarde desta segunda (18) a nova plataforma de atendimento digitalizado à população de todo o estado. O Gov.Pi concentra mais de 50 serviços, desde a renovação da habilitação, consulta de documentação veicular, documentação escolar, consulta de contracheque dentre outros. A plataforma foi desenvolvida com base na tecnologia utilizada na Estônia e possui como sustentação as tecnologias x-via e valid id. Os serviços podem ser acessados clicando no link ou baixando o aplicativo.
A plataforma foi desenvolvida para possibilitar a oferta de serviços públicos dentro de um ambiente virtual seguro e foi desenvolvida em uma parceria entre a secretaria de planejamento e a empresa de tecnologia do Piauí (Etipi). A Seplan realizou a catalogação dos primeiros serviços a serem ofertados na plataforma que, por meio da Etipi, foi desenvolvida e validada.
O presidente da Etipi, Ellen Gera, explicou como a plataforma funcionará na prática.
"A plataforma já está no ar e pode ser acessada através do www.pi.gov.br lá na página ele pode acessar tanto o pi gov empresas como o pi gov cidadão. Chegando na plataforma ele tem uma carta com 50 serviços, cada mês iremos agregar novos serviços e o objetivo é chegar até o final do ano com pelo menos 100 serviços. Vamos área por área, pegando aquele serviço que ainda chame para um escritório do governo. Sabemos que muitas pessoas não possuem acesso a tecnologia e vamos manter os serviços presenciais"
Já o Governador Rafael Fonteles revelou que o programa cumpre uma promessa eleitoral.
Desburocratizar
Segundo Ellen Gera gestor o objetivo é desburocratizar os serviços oferecidos.
"O governo está apostando na tecnologia para ajudar a população piauiense, no primeiro semestre ele fez o lançamento do gov pi empresas, com mais de 240 serviços online para facilitar a vida do empreendedor. Agora estamos lançando a outra frente de trabalho que é o gov pi cidadão. É uma plataforma que tem o foco de levar o serviço ao piauiense que hoje precisa ir presencialmente a um escritório do governo. Nosso objetivo é diminuir as filas e levar facilidade de acesso ao cidadão " afirmou.
"Muitas pessoas vão no Detran"
Uma das principais áreas de atuação do Gov. Pi será a desburocratização dos serviços junto ao Detran. A diretora-geral do órgão, Luana Barradas, explica quais serviços poderão ser realizadas.
"Nesta plataforma a gente vai poder entregar os serviços de todas as secretarias. O detran entregará 13 serviços neste primeiro momento, renovação de CNH, permissão para dirigir internacionalmente. Em torno de 40,50% dos serviços do Detran estão na plataforma. A gente vai dar mais comodidade, hoje em dia as pessoas vão muito no detran, nosso objetivo é compilar os dados juntamente com outras secretarias para que ele consiga fazer mais coisas de dentro da sua casa", finalizou.