O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, afirmou que a transformação digital é uma prioridade do governador Rafael Fonteles (PT) e por este motivo os investimentos em tecnologia, recursos humanos e parcerias com empresas do setor avançam. O objetivo, segundo Ellen Gera, é colocar o cidadão no centro do atendimento e ter acesso aos serviços públicos na palma da mão.
“O processo está avançando muito. Todas as casas do governo trabalham com o digital. A Etipi oferta a infraestrutura básica de datacenter, profissionais qualificados e parceiros. A nova geração tem um paradigma diferente do analógico. Quem nasce agora já nasce em contato com tecnologia, o governo precisa se adaptar para que essa nova geração, que não vai enfrentar filas, acesse os serviços e reconheça a modernização do Estado”, explicou Ellen Gera.
O gestor explicou que todos os processos são minimalistas, para que jovens, adultos e idosos tenham acesso aos serviços de forma simplificada. “São várias as oportunidade que o governo implementa para os jovens aprenderem sobre produtos e serviços”, argumenta, acrescentando que na área do empreendedorismo há um esforço para fomentar soluções inovadoras e crie um ambiente de negócios que ajude o estado a crescer e modernizar.
Ellen Gera citou que órgãos como a Junta Comercial do Piauí, a Investe Piauí, a Startup Piauí, o Instituto de Tecnologia são completamente digitais, assim como o ensino de inteligência artificial no ensino médio compõe a política de transformação social do país.