O deputado estadual Dr. Thales (PP) é o segundo parlamentar do Progressistas a apoiar um candidato rival à legenda nesta semana. Na manhã deste sábado (21) o parlamentar oficializou a sua adesão a candidatura de Pablo Santos (MDB) na disputa pela Prefeitura de Picos. O anúncio confirma o rompimento entre ele e o PP no município, Dr. Thales chegou a fazer parte da base do prefeito Gil Paraibano, porém sem o apoio do gestor na eleição para deputado o parlamentar foi para a oposição no município. Ao Portal O Dia o parlamentar já havia admitido a possibilidade de adesão.
Além de Thales, a deputada Bárbara do Firmino (PP) oficializou também a sua adesão a candidatura de Fábio Novo (PT) para a Prefeitura de Teresina. O anúncio de Bárbara deixou “decepcionados” os membros do grupo político comandados por Ciro Nogueira e pavimentou o caminho para a confirmação de Silvio Mendes (UB) como candidato do bloco. Nesta segunda, durante a convenção do PSDB, Silvio pode ser oficializado como candidato da coligação PP, PSDB, União Brasil e PL.
Ao lado do companheiro de parlamento Georgiano Neto (MDB), e do próprio Pablo Santos (MDB), Dr. Thales fez duras críticas a gestão do atual prefeito Gil Paraibano.
Além de Dr. Thales, Pablo Santos deverá ter ainda o apoio de mais três deputados picoenses. Severo Eulálio (MDB), Nerinho (PT), que indicado a atual vice-prefeita e deve romper com a gestão, e Coronel Carlos Augusto (MDB). Ao lado de Gil Paraibano ficará apenas o filho, deputado Aldo Gil (PP).
LEIA TAMBÉM
Caminho aberto para o MDB
Durante o ato, que ocorreu na casa do próprio deputado Dr. Thales, chamou atenção a presença do deputado Georgiano Neto. A amizade entre os dois e o bom relacionamento entre Dr. Thales e os mdbistas é um forte indício de que o deputado deverá deixar o Progressistas para se filiar ao MDB. No momento a saída do deputado do PP é inviável legalmente já que a janela partidária para deputados está fechada. A expectativa é que em 2026, ano da eleição, Dr. Thales se filie ao MDB.