Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Irmão de ex-prefeito morre em acidente com ônibus da Guanabara na BR-343

A suspeita é de que o acidente tenha sido causado pela vítima fatal ao invadir a faixa contrária.

04/01/2024 às 09h31

Nivaldo Duarte Val, 60 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (04), em um acidente grave registrado na BR-343, na cidade de Buriti dos Lopes, região Norte do Piauí.

O homem, que era irmão do ex-prefeito do município Bernildo Duarte Val, morreu ao colidir com um ônibus da empresa Guanabara enquanto conduzia uma motocicleta do modelo NXR150 Bros.

Motociclista morre em acidente em Buriti dos Lopes - (Reprodução) Reprodução
Motociclista morre em acidente em Buriti dos Lopes

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus havia saído de Luís Correia e tinha como destino Teresina quando colidiu frontalmente com a motocicleta. A suspeita é de que o acidente tenha sido causado pela vítima fatal ao invadir a faixa contrária.

No momento do acidente, o ônibus transportava 49 passageiros, mas nenhum deles sofreu lesões. O motorista, que também saiu ileso, chegou a ser submetido ao teste de alcoolemia, que deu negativo.

Diante dos fatos, o Samu foi acionado e constatou o óbito da vítima ainda no local. O corpo foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba.

Piauí tem a terceira maior taxa de mortes por acidentes do Brasil

O Piauí apresenta a terceira maior taxa de mortes por acidentes de trânsito do Brasil, com uma média de 26,18 vítimas fatais a cada grupo de 100 mil habitantes. O número está acima da média nacional, que é de 14,98/100 mil.

Somente em 2022, o estado registrou 869 mortes no trânsito. Destas, 591 foram em acidentes envolvendo motocicletas. O Piauí apresenta a maior taxa do Brasil de mortes em acidentes de moto: 68,6%.

Para evitar acidentes, especialmente em rodovias, é importante que motociclistas fiquem atentos a algumas dicas, como:

- Utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e à noite;

- Utilizar capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

- Segurar o guidom com as duas mãos;

- Usar vestuário de proteção;

- Respeitar as normas de circulação e conduta, como: evitar fazer ultrapassagens indevidas; não exceder o limite de velocidade; não conduzir o veículo sob o efeito de álcool ou drogas; entre outros;

- Fazer a manutenção do veículo;