Nesta terça-feira (27), a partir das 13h20, a O Dia TV, canal 9.1, promoverá um debate entre três candidatos à prefeitura de Timon (MA). O evento será uma oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas e confrontarem ideias. Participarão do encontro a atual prefeita, Dinair Veloso (PDT), Henrique Junior (PL) e Rafael (PSB).
LEIA TAMBÉM
Karliete Nunes, diretora de Jornalismo da O Dia TV, explicou a escolha dos candidatos que participarão do debate. "O Sistema O Dia de Comunicação decidiu seguir o critério estabelecido pela legislação eleitoral, que prevê a participação dos candidatos com representação no Congresso Nacional, Câmara e Senado", afirmou. Devido a esse critério, a candidata Dra. Dilcimar, do Partido Novo, não participará do debate.
A diretora destacou ainda o compromisso do Sistema O Dia em ajudar os eleitores a escolherem o candidato que melhor os representa. “Muito antes da criação da O Dia TV, a cobertura das eleições já era realizada pelo jornal impresso. Uma parte essencial dessa cobertura sempre foi o debate, pois ele permite o confronto direto entre os candidatos", ressaltou.
O programa "Debate entre os candidatos a prefeito de Timon" será apresentado pelo jornalista Douglas Cordeiro e transmitido ao vivo por todas as plataformas do Sistema O Dia de Comunicação: O Dia TV canal 9.1, FM O Dia 92.7, além do canal no YouTube e da página no Facebook.
Confira as regras do debate:
O debate terá cinco blocos. No primeiro bloco, cada candidato, definido por sorteio, terá dois minutos para se apresentar e fazer suas considerações iniciais. Em seguida, os candidatos responderão a perguntas pré-formuladas, sorteadas pelo Sistema O Dia de Comunicação. O candidato que responde será definido por sorteio, tendo tempo máximo de dois minutos, seguido de réplica e tréplica, também sorteadas, com limite de um minuto cada. Caso algum candidato sinta-se ofendido, poderá solicitar à bancada jurídica o direito de resposta, que será julgado por maioria de votos e terá o tempo máximo de um minuto.
No segundo bloco, os candidatos responderão a perguntas pré-formuladas por jornalistas do Sistema O Dia de Comunicação. Tanto o jornalista que fará a pergunta quanto o candidato que responderá serão sorteados, assim como o que fará a réplica. O tempo máximo de resposta será de dois minutos, e o de réplica e tréplica será de um minuto cada.
No terceiro bloco, cada candidato terá o direito de fazer uma pergunta a outro candidato de sua escolha, sendo definido por sorteio quem fará a pergunta. O tema será livre. O tempo máximo para formulação da pergunta é de um minuto, e o tempo para a resposta é de dois minutos, seguido de réplica e tréplica, com limite de um minuto cada. Cada candidato responderá a perguntas apenas uma vez.
No quarto bloco, cada candidato terá novamente o direito de fazer uma pergunta a outro candidato de sua escolha, sendo definido por sorteio quem fará a pergunta. O tema será livre. O tempo máximo para formulação da pergunta é de um minuto, e o tempo para a resposta é de dois minutos, seguido de réplica e tréplica, com limite de um minuto cada. Cada candidato responderá a perguntas apenas uma vez.
No quinto bloco, será dado a cada candidato, em ordem alfabética, o tempo de dois minutos para suas considerações finais.
Durante todo o debate, será aplicado um cronômetro em vídeo, com contagem regressiva. Um primeiro sinal sonoro será emitido dez segundos antes da finalização do tempo máximo, e um segundo sinal sonoro ao final do tempo limite, com o corte de áudio do candidato.
Não será aceito incitação à violência, intolerância ou preconceito sob nenhum pretexto. Os candidatos não poderão exibir para as câmeras quaisquer tipos de documento, panfleto ou texto, ainda que manuscrito. Não será permitido que os candidatos falem fora de hora. Pedimos que os participantes respeitem a opinião alheia e mantenham-se no tema e no campo dos argumentos. Todos os participantes devem estar no local do debate uma hora antes do início determinado (12h20), para evitar atrasos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.