Um princípio de incêndio na enfermaria do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, a 313 km de Teresina, causou transtornos por volta das 4h da madrugada desta quinta-feira (18). Apesar do incidente, ninguém ficou ferido. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), o provável motivo foi um curto-circuito em uma tomada do setor.
LEIA TAMBÉM
Vídeos gravados por populares mostram pacientes retirados em macas, com o auxílio de funcionários e ambulâncias, e realocados às pressas para a praça Antenor Neiva, em frente à unidade de saúde. Confira abaixo:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Segundo o Corpo de Bombeiros do Piauí, as chamas começaram na área da sala de repouso do setor da enfermaria e internação localizado na ala B do hospital. Quando a equipe chegou ao local, a maioria dos pacientes e funcionários estava do lado de fora, enquanto outros eram ainda retirados do interior do local, no qual havia muita fumaça.
“Isolamos o local, extinguimos os focos de incêndio e fizemos o resfriamento e ventilação das áreas afetadas. Danos materiais como portas, janelas, beliches, teto e parede foram observados”, afirmou o CBM-PI.
Com exceção do setor atingido, que passará por reforma juntamente à parte hidráulica e de refrigeração, o hospital continua funcionando normalmente com cirurgias, UTI e serviços de urgência e emergência, informou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi). Os pacientes de baixo risco que estavam internados na ala serão transferidos para outros hospitais da região.
A Sesapi aguarda o laudo do Corpo de Bombeiros para esclarecer definitivamente as causas do fogo. Outro princípio de incêndio foi registrado no setor de pronto atendimento do hospital em janeiro de 2021. À época, também durante a madrugada, o fogo iniciou na central de ar-condicionado e obrigou pacientes e funcionários a deixarem o local.
Leia a íntegra da nota da Sesapi:
A Secretaria de Estado da Saúde informa que, por volta das 4 horas da manhã, desta quinta-feira (18), houve um foco de incêndio na Ala B da enfermeira do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, que já foi controlado pelas equipes do Corpo de Bombeiros. A Sesapi esclarece que não houve nenhum ferido. Os pacientes de baixo risco, que estavam internados na ala, caso haja necessidade, serão transferidos para os hospitais da região. A secretaria está acompanhando toda a situação da unidade de saúde, e aguarda o laudo do Corpo de Bombeiros para esclarecer o motivo do incidente. O hospital segue funcionando normalmente.