Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aprovados no concurso da Polícia Penal serão nomeados em fevereiro, diz secretário

O concurso da polícia penal oferta 400 vagas, sendo 150 para ampla concorrência e 50 para cotas raciais, além de outras 200 vagas para formação de cadastro reserva.

25/07/2024 às 09h58

25/07/2024 às 09h58

O Secretário de Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, confirmou em entrevista que a expectativa da pasta é empossar os aprovados no concurso para a Polícia Penal no mês de fevereiro de 2025. O curso de formação dos novos oficiais da segurança estadual deverá ter início entre o mês de outubro e dezembro. Os policiais penais atuarão nas novas unidades de segurança e reforçarão o contingente estadual.

O concurso da polícia penal teve o edital divulgado em março e oferta 400 vagas, sendo 150 para ampla concorrência e 50 para cotas raciais, além de outras 200 vagas para formação de cadastro reserva.

Coronel Carlos Augusto, secretário de Justiça - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Coronel Carlos Augusto, secretário de Justiça

Os aprovados serão contratados para uma jornada de trabalho em tempo integral, totalizando 44 horas semanais com horários diários e escalas definidas de acordo com as especificidades das funções. O salário é de R$ 6.496,73. A primeira etapa do concurso da polícia penal aconteceu no dia 28 de abril, quando foi aplicada a prova objetiva. Em todo o Piauí, 14 mil inscritos compareceram para fazer a prova. O resultado foi divulgado em maio.

O secretário explicou o estágio atual do certame.

“Nós estamos na quarta fase da avaliação do andamento dos concursos dos policiais penais, deveremos encerrar agora no mês de outubro todas as fases e iniciar a última fase que é o curso de formação, no mais tardar até meados de dezembro”, afirmou.

De acordo com Coronel Carlos Augusto o efetivo será crucial para atuar nas unidades prisionais do estado.

“Nosso objetivo é formar até o início de fevereiro fazer uma festa de nomeação de 200 policiais penais que serão muito importantes para o sistema de cumprimento de pena no Piauí. Estamos com a construção de unidades novas que dependemos dessa nomeação para o funcionamento”, concluiu.

Coronel Carlos AugustoSecretário de Justiça

Atualmente, o sistema prisional do Piauí possui 17 unidades penais em cidades como Parnaíba, Esperantina, Campo Maior, Altos, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. Está prevista ainda para 2024 a conclusão das obras de construção de uma nova unidade penal em Buriti dos Lopes, no norte do estado.

Polícia Penal do Piauí - (Divulgação/Sejus) Divulgação/Sejus
Polícia Penal do Piauí