Mais de 355 mil piauienses fizeram suas declarações de imposto de renda em 2024, segundo o balanço divulgado hoje (03) pela Receita Federal. Um total de 355.047 declarações foram recebidas na base de dados do Governo Federal, 6.972 a mais do que as 348.075 declarações que eram inicialmente esperadas para este ano no Estado.
Do total de declarações de IR feitas no Piauí, 58.2% são a restituir, ou seja, devem receber restituição no calendário previsto para este ano. Em número absolutos, significa dizer que pelo menos 206 mil piauienses estão aptos a receber a restituição do imposto de renda em 2024.
A consulta da restituição do Imposto de Renda já está disponível. Para fazer a consulta, o contribuinte pode acessar o aplicativo Meu IRPF no celular ou através do site da Receita Federal por meio do CPF. O primeiro lote foi liberado no dia 31 de maio. Receberão a restituição primeiramente as prioridades: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes que fizeram declaração pré-preenchida ou optarem por receber restituição via Pix.
No Piauí, 46,8% das declarações recebidas pela Receita Federal foram pré-preenchidas.
Os moradores do Rio Grande do Sul também terão prioridade no recebimento da restituição por conta do estado de calamidade decretado na região em razão das enchentes.
Confira abaixo o calendário de pagamento da restituição:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Os pagamentos serão efetuados na conta informada pelo contribuinte no momento da restituição.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.