Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Concurso Guarda Municipal: Prefeitura de União lança edital com mais de 50 vagas

No concurso para Guarda Municipal, das vagas imediatas, 17 são para ampla concorrência e uma para Pessoa com Deficiência

15/03/2024 às 10h47

O prefeito de União, Gustavo Medeiros, lançou, nessa quinta-feira (14), o edital para o concurso público da Guarda Municipal da cidade. São 54 vagas, sendo 18 imediatas e 36 para cadastro de reserva.

Das vagas imediatas, 17 são para ampla concorrência e uma para Pessoa com Deficiência. A carga horária é de 40 horas semanais, com salário de R$ 1.412,00 e mais vantagens relativas ao cargo.

A prefeitura de União lançou o edital do concurso da Guarda Municipal com 50 vagas - (Divulgação) Divulgação
A prefeitura de União lançou o edital do concurso da Guarda Municipal com 50 vagas

A inscrições começam no dia 20 de março e vão até 11 de abril, devendo ser feitas por meio do endereço eletrônico (clique aqui).

O valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00 (noventa) reais e há exigência do ensino fundamental completo. A prova escrita objetiva está prevista para o dia 5 de maio.

Concurso da Polícia Penal no Piauí

O Edital do concurso da Polícia Penal do Piauí abriu vagas para pessoas com deficiência, após recomendação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). O edital foi publicado no dia 1º de março e sua retificação aconteceu na última segunda-feira (11).

Com a mudança, o certame, que antes requisitava “aptidão plena” para o cargo, passa a prever vagas para pessoas com deficiência. De acordo com a promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, o item 1.5 do edital estava em desacordo com a legislação em vigor. Por esse motivo, o MPPI solicitou a correção para que a reserva de vagas destinadas a pessoas com deficiência esteja em conformidade com a previsão legal de 10%, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 4.835/1996.

A promotora de Justiça frisa que o simples fato de o candidato no concurso público de policial penal ser portador do vírus HIV não pode ser entendido como causa de inaptidão no exame de saúde, pois pessoas convivendo com o vírus HIV, especialmente com carga viral indetectável (quantidade de vírus inferior a 40 quarenta cópias por mililitro de sangue), há pelo menos seis meses e com boa adesão ao tratamento, apresentam risco insignificante de transmissão do vírus e uma expectativa de vida semelhante à população geral.

___________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges