As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI) vão acontecer apenas em novembro, mas os debates e articulações que envolvem a disputa sobre quem será o próximo presidente da classe advocatícia já estão acontecendo. Em meio a este cenário, o atual presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, negou as especulações que indicavam uma suposta interferência do governador Rafael Fonteles na disputa.
LEIA TAMBÉM
Segundo as informações, as eleições da OAB-PI serão realizadas na segunda quinzena de novembro. A disputa tem como objetivo eleger os novos nomes para a presidência do Ordem, bem como suas diretorias e conselhos que irão comandar a entidade para o próximo triênio 2025-2027.
Em entrevista ao PortalODia.com, Celso Barros espera que o período de eleições na entidade, apesar de movimentar bastante os membros, transcorra de tranquila em todo o estado.
“A campanha é feita 45 dias antes. Então, até lá estaremos adotando o processo das eleições, onde espero que sejam tranquilas, mas disputadas como a democracia na nossa Ordem exige”, disse.
O presidente da OAB-PI refutou as informações de que o chefe do Executivo estadual estaria interferindo na disputa.
“Não tem essa intercessão não. Não há esse tipo de ligação. É claro que existem pessoas de todos os lados ligados, aqui e ali em Teresina e no Piauí, em todos os setores do governo público (ligados ao governador)”, destacou Celso Barros.
Apoio a pré-candidato
Um dos postulantes à vaga de presidente da OAB-PI é o advogado Aurélio Lobão. Celso Barros afirma que o membro possui história dentro da entidade e, com isso, possui o apoio de seus aliados na disputa da presidência da Ordem.
“Ele é um pré-candidato e nós temos com ele uma boa relação e ligação. Ele conhece muito a OAB, advogado a muito tempo, professor, então tem a nossa grande pré-disposição”. finalizou.
Eleições OAB-PI 2021
Em 2021, data do último pleito eleitoral, Celso Barros Neto ganhou a disputa ao lado de sua vice, a advogada Daniela Freitas. A chapa “Pra Seguir em Frente” conquistou 3.029 votos (37.52% dos votos válidos).
O advogado Raimundo Júnior, candidato a presidente pela chapa “OAB de Verdade” foi o segundo colocado, com 2.970 votos (36.79% dos votos válidos). Em terceiro lugar, o candidato Carlos Henrique, da Chapa “Coragem Para Mudar”, com 1.847 votos (22.88% dos votos válidos). Houve ainda 98 votos em branco e 127 nulos (2.81% dos votos).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.