Nos dias 5 e 12 de novembro quase 100 mil piauienses estarão realizando o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023. Dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apontaram que 99.655 mil pessoas farão as provas, um aumento de 12% em relação ao ano passado. Nessa reta final, a Seduc destacou alguns importantes pontos para que os participantes possam se sair bem, e assim, realizarem o teste que dá entrada no Ensino Superior.
LEIA TAMBÉM
Com pouco menos de uma semana para o início do exame, a Seduc informou que o estudante deve agora conferir a Página do Participante (clique aqui) e verificar onde serão realizadas as provas.
Nos dois dias de aplicação do exame, os portões dos locais de prova se abrem com uma hora de antecedência, ao meio-dia (horário de Brasília). O estudante deve ficar atento, pois às 13h os portões se fecham para que seja dado prosseguimento ao início do Enem 2023.
Além disso, o momento agora é tranquilidade, realização de simulados e preparação físico/psicológica. O exame requer ainda paciência e capacidade de discernimento para entender o enunciado das questões.
Segundo a pasta, atualmente mais de 220 mil estudantes fazem parte da rede estadual de ensino, sendo que 30 mil destes estão no terceiro ano do Ensino Médio e poderão realizar o Enem.
Seduc prepara profissionais no apoio aos candidatos
Para atender os piauienses que farão o Enem 2023, a Seduc explicou que está trabalhando com uma rede de colaboradores para a eficácia de aplicação do exame no Piauí. Professores, diretores, coordenadores e demais integrantes do corpo técnico-administrativo da Seduc estão envolvidos em prol da realização do Enem 2023, sem nenhuma intercorrência.
“A aplicação da prova não é uma responsabilidade da Seduc, no entanto, a gente disponibiliza escolas para amparar esse dia. Tudo isso está sendo alinhado, toda a estrutura física está sendo disponibilizada, na medida que estamos sendo solicitados. Toda a rede também está envolvida com o processo aos nossos alunos”, explicou Karoline Mendes ao O Dia.
Enem 2023
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática. Em todo o Brasil, foram 3,9 milhões de inscritos no Enem.