Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Fogem das suas raízes”, diz Gracinha Mão Santa ao criticar “políticos oportunistas” na Planície Litorânea

Segundo Gracinha, a Planície Litorânea historicamente desperta o interesse de políticos de outras regiões do estado em busca de votos adicionais.

25/06/2026 às 13h04

25/06/2026 às 13h04

 - ()

A deputada estadual Gracinha Mão Santa (MDB) afirmou que a disputa por votos na Planície Litorânea deverá ser intensificada nas eleições de 2026 devido ao interesse de diversos pré-candidatos da base governista na região. Apesar do cenário de concorrência, a parlamentar disse acreditar que ampliará sua votação em Parnaíba e criticou políticos que, segundo ela, buscam votos fora de suas bases eleitorais apenas para complementar suas chapas.

“Fogem das suas raízes”, diz Gracinha Mão Santa ao criticar “políticos oportunistas” na Planície Litorânea - (Arquivo / O Dia) Arquivo / O Dia
“Fogem das suas raízes”, diz Gracinha Mão Santa ao criticar “políticos oportunistas” na Planície Litorânea

Ao O Dia, ela comentou sobre a presença de nomes como o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), o deputado estadual Rubens Vieira (PT) e outros parlamentares da base governista que também atuam politicamente na região litorânea. Segundo Gracinha, a Planície Litorânea historicamente desperta o interesse de políticos de outras regiões do estado em busca de votos adicionais.

“Planície Litorânea, ela sempre foi visada por políticos que têm mais votos, às vezes, nas outras reuniões e vão lá para complementar votos. Isso é o que nós somos contra. Esses políticos oportunistas que só vão lá para complementar votos, que às vezes fogem das suas raízes, da sua cidade, porque lá não estão com esse poder moral”, afirmou.

Apesar das críticas, a deputada ressaltou que a região é democrática e que qualquer candidato pode buscar apoio junto ao eleitorado local. No entanto, ela defendeu que a população de Parnaíba sabe diferenciar aqueles que possuem atuação permanente na cidade dos que aparecem apenas em períodos eleitorais.

“Se você não faz bem na sua casa, você não deve ir para a casa vizinha. Mas aqueles que fizeram um bom serviço na outra casa, podem sim, a cidade é livre. Só que o povo de Parnaíba sabe em quem confiar e em quem não confiar. Estão contando, subestimando muito a cidade de Parnaíba. E hoje, com as redes sociais, se divulga o que quer. Mas não condiz com a realidade que você vê nos bairros, que você se sente nas ruas, com os clamores populares”, declarou.

A parlamentar também demonstrou confiança em relação ao próprio desempenho eleitoral e afirmou acreditar que sua votação será superior à registrada no último pleito.

“Muita água ainda vai rolar e acredito que em Parnaíba nós não sairemos com a mesma votação. Sairemos muito mais”, acrescentou.

Gracinha projeta até dez cadeiras para o MDB

Ao analisar o cenário eleitoral do MDB no Piauí para a disputa proporcional de 2026, Gracinha afirmou acreditar que a sigla tem potencial para conquistar nove vagas na Assembleia Legislativa e até alcançar uma décima cadeira, desde que haja empenho coletivo dos candidatos. A deputada, porém, ressaltou que costuma avaliar mais os nomes que compõem uma chapa do que a força partidária em si.

“Eu não voto por sigla. A sigla é necessária, principalmente no Legislativo, mas eu escolho pessoas. Já me decepcionei muito com partido. Então não crio expectativa em nome de sigla, mas sim de pessoas”, disse.

Na avaliação da parlamentar, o desempenho do MDB dependerá da mobilização de todos os integrantes da chapa, incluindo aqueles que tradicionalmente recebem menos atenção durante as campanhas.

“O MDB acredito que faça nove, se esforçarem, pode fazer o dez, assim como a gente fez no PP, que dizia que eram quatro, a gente conseguiu chegar no sete. Depende do esforço individual de cada candidato. Não vai depender só da Gracinha, só do Severo, só de alguns casos isolados, mas assim, não depende, só tem que ser o conjunto”, concluiu.