O Governador Rafael Fonteles encerra neste sábado (18) sua agenda internacional nos Estados Unidos. O gestor esteve afastado do governo desde o último dia 11 de maio quando foi aos Países Baixos iniciar uma nova bateria de reuniões com investidores internacionais. Nesta sexta Rafael Fonteles participou do “Investing in Piauí – Brazil”, em Nova Iorque, evento organizado pela Financial Times, em parceria com a Investe Piauí, que levou painéis para a discussão de temas para o desenvolvimento do estado.
Rafael Fonteles retorna ao Piauí e já participa nesta segunda (20) da reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas que devem ser levadas ao G20. Ainda na segunda o gestor participará do seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza", com apresentação de pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Em Nova Iorque, Rafael Fonteles dialogou com setores como agropecuária, energia verde e economia digital. Na solenidade empreendedores que atuam no Piauí destacaram os esforços conjuntos para internacionalizar a economia local. Especialistas, autoridades e líderes do Brasil e de diversas partes do mundo estiveram reunidos para discutir as oportunidades de negócios que possam promover o crescimento sustentável do Piauí.
Um dos destaques do evento foi a produção de hidrogênio verde e a forma como o Piauí vem se posicionando nesta área, que interessa ao mundo. No estado, está sendo implantado o maior projeto de hidrogênio verde do mundo.
A educação tecnológica também foi colocada como tema de atenção pelo governador Rafael Fonteles. No Piauí, todas as escolas estão aderindo ao ensino de tempo integral, com educação técnica e cursos profissionalizantes, além do ensino da Inteligência Artificial e do incentivo ao empreendedorismo. “Estamos buscando conhecimento com as melhores práticas e parceiros, como Meet, Google e outros. Estamos implantando esse grande diferencial competitivo, que será o nosso povo, a juventude piauiense melhor qualificada e antenada com o que o mundo deseja: a transformação digital, a transição energética e a segurança alimentar”, destaca.
O governador Rafael Fonteles frisou a importância de eventos internacionais como grandes oportunidades de atração de investimentos para o Piauí. “Excelente o espaço que tivemos hoje para falar sobre como o Piauí está se tornando um dos melhores lugares do mundo para novos investimentos. Nossos agradecimentos ao Financial Times Live pela realização desse evento, que reuniu diversos investidores e empreendedores do mundo inteiro. Seguiremos apostando e acreditando no potencial do nosso estado”, ressalta Rafael.