O Governador Rafael Fonteles confirmou em entrevista na manhã desta quinta (20) que entregará amanhã, durante a visita de Lula ao Piauí, o projeto para a construção do Intermodal Vale do Parnaíba. O Intermodal planeja a construção de um anel viário para interligar todo o Piauí até região do cerrado, no sul do estado, para o transporte dos grãos; uma hidrovia para escoamento de mercadorias através do rio Parnaíba e a união da via ferroviária de Teresina e Luís Correia, chegando ao futuro Porto no litoral.
De acordo com Fonteles o total de investimento do projeto será de cerca de R$ 30 bilhões. Em outubro do ano passado foi assinado um memorando de entendimento (MoU) entre a Investe Piauí e a empresa chinesa Genertec International para contribuir com o o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba.
Fonteles comentou sobre o projeto que será entregue ao presidente.
“Vamos ter o foco na área de infraestrutura hídrica e o grande projeto de logística do nosso estado que é o intermodal do Vale do Parnaíba que inclusive amanhã estaremos entregando de forma simbólica ao Presidente Lula. 100% dos projetos concluídos, um investimento que o estado do Piauí fez de R$ 30 bilhões em projetos e que obviamente o presidente Lula tem todo o interesse de ajudar na futura PPP que vai operacionalizar esse modal, que envolve ferrovia, hidrovia e porto. Essa seria a grande demanda do estado do Piauí” afirmou Fonteles.
O gestor ainda destacou que também busca uma parceria para o desenvolvimento para a usina de hidrogênio Verde em Parnaíba
“Além do apoio institucional por parte do ministério de Minas e Energia ao nosso Hub de hidrogênio Verde em Parnaíba. Desde a conversa que tive com o presidente em janeiro, muitas tratativas avançaram junto aos ministérios e estamos na fase derradeira para que o presidente muito em breve possa estar anunciando o apoio do governo federal ao estado do Piauí neste grande projeto de logística e de energia verde”, concluiu
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.