Com a corrida deflagrada para a disputa federal em 2026, o deputado Jadyel Alencar (Republicanos) mais uma vez defendeu o nome de Francisco Costa (PT) para o senado na próxima eleição geral. Costa briga dentro da base aliada para chegar até a disputa, o principal rival do deputado petista é o companheiro de bancada, Júlio César (PSD).
O atual senador Marcelo Castro (MDB) deverá ter direito à reeleição ocupando uma cadeira majoritária no bloco. Com a candidatura de Rafael Fonteles para a reeleição, restariam apenas duas vagas majoritárias, uma de vice e outra de senador. PT, PSD e MDB brigam pelos espaços.
Recentemente o deputado estadual Georgiano Neto (MDB) reagiu aos ataques recentes contra o PSD por parte de políticos da base aliada a Rafael Fonteles. Interlocutores ligados ao PT, MDB e Republicanos acusaram Georgiano de tentar cooptar lideranças em cidades do interior e o deputado federal Jadyel Alencar chegou a afirmar que o PSD não teria direito a uma vaga majoritária.
Jadyel justificou o apoio e destacou que dos 30 deputados estaduais, Costa teria o apoio de 22.
O parlamentar comentou também o cenário atual do Republicanos no estado, e revelou que o desafio será fortalecer a legenda após o pleito.
“Após as eleições municipais, sem sombra de dúvidas, nós vamos recompor o diretório municipal para que a gente possa realmente fazer um crescimento do Republicanos também na capital Teresina”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.