O Instituto Nacional Seguro Social (INSS) do Piauí realiza neste final de semana (dias 28 e 29 de outubro) um mutirão para agilizar a realização de perícias médicas e avaliações sociais de beneficiários. O mutirão acontece em Teresina e Parnaíba e tem o objetivo de atender a pelo menos 1.302 pessoas nos serviços de perícia médica e avaliação social para recebimento do Benefício de Prestação Continuada, o BPC.
Para ter acesso aos serviços, os beneficiários devem agendar atendimento pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS. O gerente-executivo do INSS no Piauí, William Machado, explica que o mutirão visa reduzir o tempo de espera nas filas para perícia e avaliação social, que hoje chega a ser de seis meses. O prazo legal estabelecido é de, no máximo, 45 dias.
O Atestmed é o requerimento por meio de análise documental para que o segurado do INSS possa solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). A agência do Instituto em Teresina (localizada na Avenida João XXIII) está recebendo deste a segunda-feira (23) os segurados sem necessidade de agendamento ou procuração para inserção do Atestemed no sistema.
Quais as datas do mutirão do INSS no Piauí?
Nos dias 28 e 29 de outubro o mutirão do INSS contemplará perícias médicas em Teresina e avaliação social do BPC em Parnaíba. No fim de semana seguinte, dias 04 e 05 de novembro, será a vez das avaliações sociais em Teresina e das perícias médicas em Parnaíba. Mais de 50 profissionais do INSS foram destacados especificamente para estes atendimentos durante o mutirão. Em Teresina, os atendimentos serão feitos exclusivamente na agência da zona Leste, localizada na Avenida João XXIII, 3231. Em Parnaíba, o mutirão acontece na Agência do INSS localizada na Rua Humberto de Campos, 512, Centro.