A segunda semana do mês de agosto chegou e com ela altas temperaturas no Piauí. O monitoramento nacional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que nesse domingo (11) o município de Oeiras, localizado no Sul do Piauí, registrou 39,8º, sendo a segunda maior temperatura registrada no país. A primeira maior temperatura registrada foi no município de Alto Parnaíba, no Maranhão, com registro de 40,5º.
LEIA TAMBÉM
A informação foi divulgada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh), que apontou um total de sete municípios na lista nacional, como: São João do Piauí, com 39,5º; Castelo do Piauí, 38,9º; Campo Maior, com 38,8º; Alvorada do Gurguéia, com 38,5º; Picos, com 38,4º; e Paulistana, 38,3º.
De acordo com Sara Cardoso, climatologista da Semarh, a previsão do tempo apresentou aumento de temperatura na primeira semana de agosto e no recorte entre os dias 9 a 11 de agosto.
“Nós apresentamos a previsão do tempo, onde apresentava a possibilidade de aumento de temperatura, o que se cumpriu. Nós observamos no monitoramento, especialmente, na área que compreende Oeiras, temperaturas bem elevadas. Na sexta (9) e no sábado (10), Oeiras chegou ao terceiro lugar, já no domingo (11) subiu para o segundo lugar da lista de maiores temperaturas”, ressaltou.
A climatologista Sara Cardoso informa que apesar das altas temperaturas registradas nos últimos dias, a previsão para esta segunda-feira (12) é de temperaturas mais amenas.
“Nós temos aí um resfriamento em virtude de um ponto de baixa pressão por conta dessas altas temperaturas, o que atraiu alguns ventos e algumas nuvens, mas não tem potencial e nem previsão de chuvas expressivas. Pode ser que adentro também alguma nuvem residual com esse potencial de chuva, mas essas chuvas podem ocorrer ali na área de Uruçuí”, explicou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.