Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parque da Serra das Confusões será ampliado em projeto de conservação da Caatinga

Localizado na região Sul do Piauí, o Parque da Serra das Confusões é o maior do Nordeste; projeto do governo inclui a criação de unidades de conservação federais

11/06/2024 às 15h21

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou, na segunda-feira (11), a ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões, localizado na região Sul do Piauí, como parte de um projeto de conservação da Caatinga. A iniciativa faz parte de um conjunto de 12 projetos prioritários para a criação de unidades de conservação federais no bioma Caatinga, a serem implantadas até 2026.

Parque da Serra das Confusões será ampliado em projeto de conservação da Caatinga - (Reprodução) Reprodução
Parque da Serra das Confusões será ampliado em projeto de conservação da Caatinga

Situado em uma região que engloba 12 municípios piauienses na caatinga brasileira, a área preservada do Parque da Serra das Confusões, que já é o maior do Nordeste, abrange uma extensa porção de natureza intocada e paisagens deslumbrantes.

Durante o anúncio do projeto, a ministra do MMA, Marina Silva, destacou a importância da preservação da Caatinga diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Ela alertou que a transformação do ambiente semiárido em áreas áridas agrava os problemas climáticos.

“Os estudos da ciência estão nos mostrando que já temos uma ampliação das áreas que eram semiáridas e que estão ficando áridas. Isso é mudança do clima. Se a gente ‘descaatinga’ a Caatinga, a gente agrava o problema”, alertou a ministra.

A iniciativa também integra a Missão Climática pela Caatinga, que envolve esforços conjuntos do governo federal, local e organizações internacionais, visando enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na região. A desertificação, que afeta 13% do semiárido brasileiro, representa uma ameaça à biodiversidade e à segurança alimentar.

Além da ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões, outros projetos estão em andamento para proteger a Caatinga, como o Projeto Conecta Caatinga, que promove a gestão integrada da paisagem no bioma, e o Projeto Arca, que visa expandir e consolidar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc) na região.

___________________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.