Com apenas 17 anos, o piauiense Eduardo Ramos Milheiro conquistou o 1º lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), alcançando uma pontuação de 836,44 pontos na ampla concorrência. Sua nota excedeu em 32 pontos à média necessária para ingresso, se configurando como a maior nota de corte para o curso no estado. Aluno do Instituto São José, Milheiro estudava mais de 10 horas por dia.
No ano passado, Eduardo já havia se destacado ao conquistar o primeiro lugar geral em Medicina na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e nas provas da Universidade Federal de São Paulo (USP) Fuvest. Além disso, foi aprovado em duas faculdades particulares de Teresina, demonstrando sua consistência acadêmica.
O diretor do Instituto São José, José Rangel, atribuiu o sucesso de Eduardo a um trabalho em equipe. "Eu costumo dizer que grandes conquistas sempre são frutos de um trabalho em equipe", destaca. Ele enfatiza ainda que o resultado reflete a dedicação de Eduardo e o comprometimento de toda a equipe escolar. "Isso é fruto do trabalho dos professores, das coordenadoras, dos inspetores, dos psicólogos, que culminou nesse resultado fantástico."
Rangel ressalta que o Instituto São José se destaca pelo acolhimento oferecido aos alunos. "Um dos nossos maiores diferenciais é o acolhimento. O aluno aqui no São José, ele é acolhido, ele é feliz. Ele sente a escola como uma extensão da casa dele", afirma. Segundo ele, essa proximidade facilita a aprendizagem e contribui para alcançar grandes resultados acadêmicos.
"O colégio é como se fosse uma segunda casa e isso facilita muito a aprendizagem e grandes resultados", finaliza Rangel.
Na edição de 2023 do Enem, o Piauí teve mais de 99 mil inscritos. Em todo o Estado estão sendo ofertadas mais de 10 mil vagas nas instituições de Ensino Superior públicas (UFPI, Uespi e UFDPar), que usam a nota do Enem como processo seletivo. De acordo com o que divugou o Ministério da Educação (MEC), os cursos mais concorridos do Sisu 2024 são Medicina, Direito, Administração, Psicologia e Enfermagem.