Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presidente da Investe Piauí avalia 500 dias de governo Fonteles: “Piauí se tornou hub mundial de energias renováveis”

Dentre os projetos, o governo estabeleceu parcerias para a construção de um dos maiores projetos de produção de hidrogênio verde no mundo

14/06/2024 às 08h18

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, fez uma avaliação dos primeiros 500 dias de gestão do governador Rafael Fonteles na área econômica e de atração de investimentos para o estado. Tendo como um dos principais desafios a “internacionalização” da economia piauiense, Rafael Fonteles fez várias viagens internacionais para apresentar os potenciais do estado, principalmente no setor de energias renováveis.

Dentre os projetos, o governo estabeleceu parcerias para a construção de um dos maiores projetos de produção de hidrogênio verde no mundo. As empresas Green Energy, da Croácia, e Solatio, da Espanha, vão realizar os investimentos, com previsão de geração de 20GW de potência, nas duas plantas, e criação de 20 mil empregos até a conclusão dos projetos, em 2035.

O projeto prevê a exportação de hidrogênio verde para a Europa, o Oriente Médio e a Ásia. Ao todo a iniciativa vai mobilizar investimentos de cerca de R$ 200 bilhões, com previsão de início das obras ainda em 2024. Além disso, o estado tem um acordo com a União Europeia para aplicação de mais de R$ 60 bilhões na produção do novo combustível, como parte da expansão de projetos do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

No início de junho o governador Rafael Fonteles assinou ainda um memorando de entendimentos com a empresa Solatio para a instalação do maior parque de energia solar do Brasil. A infraestrutura, com capacidade de 4 gigawatts, será instalada em Bom Princípio do Piauí e vai abastecer a indústria para a produção de amônia em Parnaíba, matéria prima para o hidrogênio verde.

Victor Hugo fez uma análise inicial dos 500 dias de gestão na área econômica.

“Nestes 500 dias de trabalho o governador consolida o Piauí como um hub mundial de energias renováveis. Isso foi fruto das suas missões internacionais, das mais de 350 reuniões bilaterais que foram realizadas no exterior, nas nove missões que ele realizou. Isso foi um trabalho árduo de reposicionamento dessa marca, da imagem do estado como um grande hub, como um grande centro de transição energética”, avaliou.

Victor HugoPresidente da Investe Piauí
Victor Hugo presidente da Investe Piauí - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Victor Hugo presidente da Investe Piauí

O presidente analisou os quatro principais projetos estabelecidos.

“O Piauí já é muito bem reconhecido no mundo todo como um dos principais destinos para a produção dessa segunda fase das energias renováveis que é a produção do hidrogênio verde com dois projetos consolidados, que saíram do zero e são anunciados no mundo todo. Foram quatro grandes projetos realizados pelo governador na Europa, que se resultaram em mais de 30 memorandos de entendimento e resultaram nos dois principais projetos de hidrogênio verde no mundo. Isso é fruto de um trabalho que reposicionou o Piauí como uma das principais lideranças no mundo”, finalizou.