O Secretário de Governo Marcelo Noleto confirmou em entrevista que o governador Rafael Fonteles fará nova viagem ao exterior nos próximos meses. De acordo com Nolleto, Fonteles deverá se licenciar no mês de março ou abril para visitar outro país, porém o gestor não revelou em qual país o governador irá cumprir agenda.
Até o momento Rafael Fonteles já visitou 14 países em três continentes. Em todos os afastamentos o vice-governador, Themístocles Filho, assumiu o comando do estado. Para Marcelo Nolleto os frutos das primeiras agendas serão importantes para o Piauí.
De acordo com o secretário o aprendizado com outros países também será fundamental para o andamento do mandato de Fonteles.
“As agendas internacionais do Governador tem se revelado de extremamente importância, ele tem conseguido colher no planeta todo as melhores práticas nas áreas de segurança, na educação e tecnologia, para aproximar as potencialidades do Piauí no mercado internacional. Então achamos que as agendas devem continuar”, finalizou.
Governador visitou 14 países
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou diversas viagens internacionais em seu primeiro ano de mandato. De acordo com Rafael Fonteles o objetivo das viagens é promover o estado no exterior, atrair investimentos e trocar experiências com outros países. As viagens foram focadas em três áreas:
Hidrogênio verde: O Piauí tem um grande potencial para a produção de hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa e renovável. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir no setor.
Energias renováveis: O Estado também tem um grande potencial para a produção de energias renováveis, como solar e eólica. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir nesses setores.
Agronegócio: O Piauí é um importante produtor de grãos e carne. As viagens foram realizadas para buscar parcerias com empresas e investidores internacionais interessados em investir no agronegócio piauiense.
Troca de experiências: Outro ponto defendido pelo governador nas viagens internacionais é a troca de experiências. No exterior o governador assinou memorandos nas áreas de segurança, observando a experiência praticada na Coreia do Sul, em Portugal, Espanha e Alemanha o gestor buscou aprendizado no setor de indústria de pesca e portos. Já nos Estados Unidos o governador assinou troca de conhecimento na área de educação.
O gestor visitou 14 países no último ano de 2023, veja a lista:
Europa:
Itália
Vaticano
Suécia
Inglaterra
Estônia
Portugal
Bélgica
Croácia
Espanha
Ásia:
Qatar
China
Japão
Coréia do Sul
Estados Unidos:
Nova York
Boston
Clique aqui e acesse o Canal de Notícias do PortalODIA.com 📲