Os técnicos administrativos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), durante assembleia realizada nessa sexta-feira, (28), encerraram a greve, após 25 dias, e anunciaram retomar nesta quarta-feira, (3), as atividades normalmente. Já a assembleia dos professores do IFPI acontecerá nesta segunda-feira, (1), para saber se mantém ou encerram a greve.
O Comando Nacional de greve dos professores das universidades e institutos federais anunciaram no último domingo, (22), o fim do movimento grevista, em Brasília (DF). A assembleia nacional contou com representantes sindicais, inclusive, da Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI).
Já os docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e filiados à ADUFPI decidiram pela suspensão da greve na última quinta-feira, (27), após 24 dias de paralisação. As atividades também serão retomadas normalmente, a partir da quarta-feira (3).
O IFPI e a UFPI irão solicitar reunião com a administração superior para debater questões relacionadas ao calendário acadêmico e outras providências.
Aumento salarial de 28,2%
O acordo com as entidades representativas de professores e técnicos administrativos das universidades e instituições federais foi assinado na última quinta-feira, (27), em Brasília (DF), e anunciou um reajuste salarial de 28,2%%, sendo 43% para o estágio inicial da carreira. O reajuste representa um ganho real no salário dos servidores para o período de 2023 a 2026.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.