Os teresinenses, acostumados com as chuvas típicas dessa época do ano, estão começando a se preocupar com a falta de precipitação. Até o momento, a capital piauiense tem enfrentado um período de seca, o que tem causado certa inquietação entre os moradores. Contudo, segundo o climatologista e Diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, Werton Costa, a situação está prestes a mudar.
Costa informou que as chuvas começam a se formar em Teresina já no domingo (22), e entre os dias 24 e 25 de dezembro, véspera e dia de Natal, o volume de chuvas deve aumentar significativamente. Ele prevê que essa mudança marque o início da temporada chuvosa na cidade.
LEIA TAMBÉM
Em sua análise, Costa explicou que o período chuvoso deste ano está apresentando irregularidades.
“Até este mês de dezembro, o período é totalmente irregular. Essas chuvas que estamos vendo são pontuais, não se espalham por todo o mês. Existe uma predição climática, e não meteorológica, que indica que janeiro e fevereiro serão mais chuvosos, com chuvas mais regulares”, afirmou o climatologista.
Costa também esclareceu que, por ser uma estação irregular, as chuvas ao longo do período chuvoso não estarão bem distribuídas, tanto geograficamente quanto ao longo do tempo. “As chuvas não têm uma boa distribuição geográfica e nem temporal. Elas estão concentradas em alguns dias, e em outros, há longos períodos secos. Esse padrão deve persistir durante todo o período chuvoso, com chuvas intercaladas por veranicos”, explicou.
O especialista destacou que, embora as chuvas sejam irregulares, a tendência é de intensificação. “O aumento da temperatura do Atlântico está favorecendo o aumento das chuvas, concentrando-as em poucos meses. Embora as chuvas continuem intercaladas com períodos secos, o volume de precipitação deve ser maior”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.