O Piauí terá seu primeiro curso de Doutorado Acadêmico em Geografia. Acontece que Universidade Federal do Piauí (UFPI) obteve aprovação para seu novo curso, no qual será vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO). A criação do Doutorado, marco inédito para a instituição, irá ampliar as oportunidades acadêmicas para aqueles que já possuem formação de mestrado em Geografia ou áreas correlatas.
LEIA TAMBÉM
Segundo as informações, a previsão de lançamento do edital para seleção em Doutorado em Geografia está previsto para ser divulgado entre outubro e novembro de 2024. Ao todo, serão 12 vagas, com a primeira turma devendo iniciar suas atividades em 2025.
A pró-reitora de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo, destaca a importância do novo curso para a UFPI e para o estado do Piauí.
“O curso de Doutorado em Geografia é um anseio da área e de toda a Universidade. Está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). Com a criação deste doutorado, estamos atendendo à demanda por formação e qualificação ao nível superior, ampliando o impacto das pesquisas desenvolvidas, com grande inserção social e formação de docentes e pesquisadores de excelência", relata.
Fortalecimento do ensino de Geografia
O novo nível acadêmico de Doutorado em Geografia complementa o mestrado na Universidade, que existe desde 2011, e tem como público-alvo egressos de mestrados em Geografia e áreas afins. O curso terá como missão formar profissionais capazes de analisar criticamente os processos sociais e suas relações com a organização espacial no Brasil, com ênfase nas questões regionais do Piauí e os desafios socioambientais contemporâneos.
A coordenadora do curso, Profa. Bartira Araújo da Silva Viana, destacou que a criação do curso representa um marco para o fortalecimento do ensino de Geografia no Piauí e para o incentivo à pesquisa acadêmica.
"O doutorado propiciará o desenvolvimento de pesquisas que discutam o contexto regional e nacional, com foco nos aspectos físico-naturais, urbanos, agrários e culturais, além de temas relevantes no campo do ensino de Geografia, como a formação de professores e o currículo”, disse.
Linhas de pesquisa
O Doutorado em Geografia contará com duas linhas de pesquisa: Estudos Regionais e Geoambientais e Ensino de Geografia, áreas pouco exploradas em outros programas do Nordeste.
Com o novo curso, pesquisas desenvolvidas durante o mestrado poderão avançar em discussões mais profundas, enriquecendo ainda mais a produção científica da Instituição.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.