Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Áreas na zona Sudeste serão desapropriadas para ampliação do Metrô de Teresina

A Procuradoria-Geral do Estado foi autorizada a adotar as providências necessárias para concretizar a desapropriação

04/12/2024 às 10h58

O Governo do Piauí oficializou, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado nessa terça-feira (4), a desapropriação de uma área entre os bairros Parque Ideal e Renascença, na zona Sudeste de Teresina. A medida visa à revitalização, modernização e ampliação do Metrô de Teresina, projeto que promete melhorar significativamente a mobilidade urbana da capital.

Segundo as informações, a área total que será desapropriada na zona Sudeste de Teresina é de 2.235,58 m². A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) será responsável pelo gerenciamento do espaço e contará com o apoio técnico e logístico da Secretaria de Administração para a execução do projeto.

Áreas serão desapropriadas para ampliação do Metrô - (Divulgação/Ccom) Divulgação/Ccom
Áreas serão desapropriadas para ampliação do Metrô

O documento também caracteriza o processo como urgente, autorizando a imissão provisória de posse por parte do Estado, isso como dispositivo legal para acelerar a ocupação do terreno para início das obras. Assinado pelo governador Rafael Fonteles, o decreto declara a área de utilidade pública, permitindo a desapropriação administrativa ou judicial, conforme estabelece decreto deferido por lei.

A Procuradoria-Geral do Estado foi autorizada a adotar as providências necessárias para concretizar a desapropriação, seja por acordo direto com os proprietários ou por via judicial.

Tarifa zero e ampliação do Metrô de Teresina

O governador Rafael Fonteles inaugurou em novembro a nova estação de metrô no bairro Colorado, na zona sudeste de Teresina. A obra recebeu investimentos da ordem de R$ 9 milhões e faz parte da primeira etapa de expansão do Metrô de Teresina, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na cidade. Durante a inauguração, o chefe do executivo estadual confirmou a tarifa zero no metrô em 2025.

Rafael Fonteles afirmou que serão totalizados mais de 600 milhões de reais de investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal no metrô de Teresina, para melhorar a mobilidade urbana da capital.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.