Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara aprova LDO 2025 com aumento de vagas em concursos de Teresina

Com a votação da LDO os vereadores praticamente encerram o semestre legislativo, nesta quarta (10) ocorrerá a última sessão parlamentar de julho

09/07/2024 às 13h01

Vereadores da capital aprovaram na sessão ordinária desta terça (09) o projeto de lei de diretrizes orçamentárias 2025 de Teresina. O texto recebeu seis emendas que aumentaram a previsão de recursos para concursos públicos do próximo ano ampliando o cadastro de reserva dos certames. Com a votação da LDO os vereadores praticamente encerram o semestre legislativo, nesta quarta (10) ocorrerá a última sessão parlamentar de julho, os vereadores voltarão aos trabalhos apenas em agosto.

A lei de diretrizes orçamentárias recebeu seis emendas apresentadas na casa e aprovadas por unanimidade. Cinco delas de autoria do vereadores Ismael Silva (PP) e uma de autoria da Comissão de Finanças.

Sessão plenária da Câmara Municipal de Teresina nesta terça (21) - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Sessão plenária da Câmara Municipal de Teresina nesta terça (21)

Uma das emendas foi retirada de pauta por ser semelhante a outra apresentada e propôs a retomada e ampliação do Programa Orçamento Popular. A LDO previa a extinção a partir de 2025 do programa.

Ismael Silva explicou detalhadamente as emendas.

“Apresentamos emendas referentes a concursos públicos, três emendas referentes a SEMEC com a ampliação do cadastro de reserva dos candidatos de todos os cargos que foram estabelecidos nos três editais previstos para a área administrativa, magistério e também para pedagogos e psicopedagogos. Outra emenda é relativa ao concurso de fiscal de serviços, trazendo a prorrogação desse concurso, e autorizando o município a criar novos cargos e convocar os remanescestes”, afirmou o vereador.

Vereador Ismael Silva durante entrevista - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Vereador Ismael Silva durante entrevista

A última alteração foi referente às emendas parlamentares, para assegurar ainda mais robustez e obrigatoriedade na execução dessas emendas a partir da LDO 2025

O presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), destacou que o parlamento chega ao recesso com quase todos os projetos analisados.

“A gente conseguiu a conclusão de 98% do ano legislativo desse primeiro semestre, havia sempre um questionamento se a gente conseguiria conciliar a eleição com a parte administrativa e acho que a gente vem mostrando através dessa pauta enxuta, a gente termina com os demais projetos, tivemos as emendas, todas as emendas em consenso entre todos os vereadores desta casa, então isso mostra que a casa vem entregando resultados positivos”, finalizou Enzo Samuel.

Enzo Samuel, presidente da Câmara - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Enzo Samuel, presidente da Câmara