Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa perde 95% dos votos e é o primeiro prefeito de Teresina a não se reeleger

Atual prefeito teve apenas 2,20% dos votos, amargando a terceira posição na disputa eleitoral de 2024.

07/10/2024 às 10h31

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (PRD) se tornou o primeiro prefeito da capital eleito a não conseguir se reeleger para um segundo mandato desde 1997, quando foi instituída a reeleição no Brasil. Após o fim da votação e a contagem dos votos, o chefe do executivo municipal conquistou apenas 2,20% dos eleitores, amargando a terceira posição no pleito eleitoral. Dr Pessoa, que foi eleito com 236.339 dos votos válidos no segundo turno das eleições de 2020, viu seu desempenho eleitoral cair para apenas 10.131 votos, uma queda de 95.71%.

Dr. Pessoa é o primeiro prefeito de Teresina a não se reeleger após perder 95% dos votos - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Dr. Pessoa é o primeiro prefeito de Teresina a não se reeleger após perder 95% dos votos

O percentual baixo inclusive foi um dos fatores que inviabilizaram a realização de um segundo turno e pode ser explicada pela baixa popularidade de sua gestão à frente da cidade. Dr. Pessoa enfrentou problemas de articulação política desde o início de seu mandato e viu muitos de seus principais assessores trocarem de lado no decorrer da campanha.

Dr. Pessoa tinha como vice Ricardo Bandeira. Seu partido, o PRD, elegeu uma bancada de quatro vereadores - Bruno Vilarinho, Juca Alves, Roncallin e Valdemir Virgino. Ao longo da gestão, Dr. Pessoa enfrentou diversas crises administrativas, principalmente em relação aos servidores, a crise do transporte público coletivo, coleta de lixo, saúde, dentre outras áreas.

O prefeito, antes da apuração, chegou a demonstrar acreditar que participaria de um eventual segundo turno. “O sentimento é de gratidão ao povo em geral de Teresina por esse carinho que tem com o prefeito. Na nossa avaliação, nós estamos crescendo dia a dia, minuto a minuto, para disputar no mínimo o segundo turno com quem aparecer pela frente nessa disputa política”, disse, às vésperas do pleito eleitoral.

Nesta segunda (07), o chefe do executivo municipal concederá uma coletiva de imprensa às 10h, no Salão Nobre, da Prefeitura Municipal de Teresina. Ele deve falar sobre o resultado nas urnas e também como será a transição de governo para o prefeito eleito, Silvio Mendes (União Brasil).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.