Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

G20 em Teresina: representante da ONU diz que fome e pobreza são problemas de todos

As falas foram ditas durante a reunião “enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”, dentro do G20 Social, realizada em Teresina.

20/05/2024 às 18h06

O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Jorge Meza, disse em entrevista ao O Dia nesta segunda-feira (20) que a problemática da fome e da pobreza no mundo são questões que devem ser enfrentadas por todos os cidadãos. As falas foram ditas durante a reunião “enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”, dentro do G20 Social, realizada em Teresina.

Para ele, é necessária uma união de forças, independentemente de cores partidárias ou ideologias, para que questões que combatam a fome e a pobreza no mundo possam convergir em um denominador comum para a superação da problemática.

Existe uma compreensão coletiva no sentido de que é importante fazer uma grande aliança para combater a fome e a pobreza, onde não são problemas específicos de cada país, mas sim problemas globais que, independente da cor do partido político e do desenvolvimento dos países, está afetando a todos

Jorge MezaRepresentante FAO/ONU
G20 em Teresina: representante da ONU diz que fome e pobreza são problemas de todos - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
G20 em Teresina: representante da ONU diz que fome e pobreza são problemas de todos

Jorge Meza destacou ainda que há uma disposição dos países membros em superar os obstáculos que ocasionam na insegurança alimentar e na miséria. “Há disposição no sentido que todos os países em dar conta do bem-estar da população. Então, o esforço dentro dos países se está dando. Acho que dentro do G20 há a troca de experiências entre gestões públicas e compromissos no sentido de lutar de maneira conjunta, e com decisões políticas, que tem a ver com decisões internacionais, mas que afetam efetivamente a situação nos países”, ressalta.

O chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Renato Godinho, argumentou os debates ocorrendo em Teresina vão culminar na construção de uma força-tarefa para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

“Existe uma compreensão coletiva no sentido de que é importante fazer uma grande aliança para combater a fome e a pobreza, onde não são problemas específicos de cada país, mas sim problemas globais que, independente da cor do partido político e do desenvolvimento dos países, está afetando a todos”, relata Renato Godinho.

G20 em Teresina

Teresina sediou hoje (20) o encontro do G20 Social. A reunião foi aberta pelo ministro Wellington Dias. A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional abordou as propostas que devem ser levadas ao G20. Durante o encontro, os ministérios que integram a Câmara deram suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A programação antecede a 3ª Reunião da Força Tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome a Pobreza, dentro do G20, cujas reuniões acontecem entre os dias 22 e 24 de maio, também na capital piauiense.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.