Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 10km de fios de iluminação pública foram furtados em Teresina em 2026

Relatório da ETURB aponta 117 ocorrências de furto, além de 812 luminárias furtadas entre janeiro e junho, causando prejuízos à infraestrutura urbana e à população.

21/07/2026 às 11h55

21/07/2026 às 11h55

A Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), por meio da Coordenação Especial de Iluminação Pública (CEIP), divulgou nesta terça-feira (21) dados sobre furtos de cabos da rede de iluminação pública de Teresina. Nos seis primeiros meses de 2026, foram registrados 117 ocorrências de furto de cabos da rede de iluminação pública.

No período, foram furtados 10.009 metros de cabos, comprometendo o funcionamento da iluminação em diversos pontos da cidade.

Mais de 10km de fios de iluminação pública foram furtados em Teresina em 2026 - (Reprodução / PMT) Reprodução / PMT
Mais de 10km de fios de iluminação pública foram furtados em Teresina em 2026

O levantamento revela que a zona Sul concentrou o maior número de ocorrências, com 30 registros, o equivalente a 26% do total, seguida pela zona Norte, com 28 ocorrências, e pela zona Rural, com 24. Já em relação ao volume de cabos furtados, a zona Sul também lidera o ranking, com 2.758 metros de cabos subtraídos, representando 28% do total registrado no semestre.

Em seguida aparecem as zonas Leste, com 2.226 metros, e Norte, com 1.915 metros. Além dos cabos, a CEIP contabilizou 812 luminárias furtadas no mesmo período. A zona Norte registrou o maior número de equipamentos subtraídos, com 205 luminárias, seguida pela zona Leste, com 190, e pela zona Rural, com 182.

Os furtos provocam prejuízos diretos à infraestrutura urbana, comprometendo o funcionamento da iluminação pública, aumentando os custos com reposição de materiais e manutenção da rede, além de impactarem a segurança e a mobilidade da população. A denúncia de ações suspeitas às autoridades competentes é fundamental para preservar o patrimônio público.

Denuncie furtos de fios da rede de iluminação pública em Teresina ligando para o 190 (Polícia Militar), para registrar a ação criminosa em andamento, ou entre em contato com a Prefeitura através do WhatsApp da Iluminação Pública de Teresina no número (86) 99408-1048

Com informações da PMT