A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), autorizou a progressão e promoção de servidores públicos, sendo eles professores e pedagogos, vinculados à pasta municipal. Ao todo, 317 servidores foram beneficiados com a medida, que consta no Diário Oficial do município na edição dessa quinta-feira (3). Confira a lista no final da matéria.
LEIA TAMBÉM
A cada dois anos, professores e pedagogos possuem o direito à mudança de nível, seja ela a progressão ou promoção de cargos. Contudo, o Diário Oficial apresenta que, apesar da ampla maioria serem sobre efeitos retroativos de 2022 e 2023, há casos que remota encontram-se com mais de dez anos sem alteração, sendo o mais antigo do ano de 2012.
A Semec determina que as progressões e promoções sejam implementadas da seguinte forma: em progressões há um incremento de 5% no salário do servidor; já a promoção consiste no acréscimo de 10% no vencimento.
Vale ressaltar que a carreira profissional de professores e pedagogos na Secretaria de Educação são divididas em classes e níveis. Com relação às classes, há os patamares C, B e A. As classes C e B são subdivididas em cinco níveis. Já a classe A é fragmentada em três níveis.
LEIA TAMBÉM
Ao O Dia, o secretário da Semec, Reinaldo Ximenes, justificou que a medida foi deliberada pelo prefeito Dr. Pessoa, no qual, segundo ele, ainda promoverá mais progressões e promoções até o final deste ano.
“O que o prefeito Dr. Pessoa está fazendo é corrigindo as distorções desde 2014. Ele está concedendo essas progressões e promoções que estavam empacadas. Dessa forma, ele decidiu colocar em dia todas essas atribuições até dezembro de 2023. As de 2024 o prefeito ainda vai conceder até o final do ano. Creio que os de janeiro até a data que vai ser publicada, acho que em novembro”, disse.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.