Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procissão Fluvial dos Festejos de São Pedro será realizad neste sábado (29)

As comemorações do encerramento iniciaram com missa, às 7h, realizada às margens do Rio Poti.

29/06/2024 às 09h46

29/06/2024 às 09h46

Os Festejos de São Pedro, que tiveram início na quinta-feira, (20), encerram neste sábado, (29), com uma programação tradicional, tendo como destaque a Procissão Fluvial, que tem início às 15h30, tendo como percurso o cais do Iate Clube até o cais do Rio Poti, zona Norte. As comemorações do encerramento iniciaram com missa, às 7h, realizada às margens do Rio Poti.

Imagem de São Pedro durante Festejo no bairro Poti Velho - (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Imagem de São Pedro durante Festejo no bairro Poti Velho

A concentração acontece a partir das 15h30, na Capela de Nossa Senhora do Amparo, no bairro Poti Velho. Em seguida, os fiéis saíram em carreata até o cais do Iate Clube, onde será iniciada a Procissão Fluvial, que seguirá até o cais do Rio Poti. A imagem de São Pedro, Santo dos pescadores, é colocada em uma canoa para seguir em procissão, ao final, é levada de volta à capela, onde terá a missa de encerramento, presidida pelo Arcebispo Dom Juarez.

De acordo com Márcio Melo, coordenador da Comunidade de Nossa Senhora do Amparo, a tradição do festejo teve início com reuniões de pescadores da região.

“A importância desse festejo surge com a questão da tradição, principalmente, porque São Pedro é o padroeiro dos pescadores. Surgiu em meados de 1954 e não havia ainda uma associação dos pescadores. Eles se reuniram e começaram a fazer esse festejo de devoção no bairro. De lá para cá foi se criando essa tradição, essa devoção fervorosa, principalmente, por parte dos pescadores”, explicou.

Segundo Márcio Melo, os festejos de São Pedro comemoram sete décadas de realização com fiéis católicos na zona Norte e acredita em número maior de público.

“Como estamos comemorando 70 anos de festejos, é esperada uma estimativa maior de pessoas em relação ao ano passado, por ser um final de semana. Estamos ainda nesse clima de retorno da pandemia, desde o ano passado. Então, é guardada uma multidão de pessoas neste ano, já comemorando essa história de devoção”, destacou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.