O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) completa 17 anos com mais de 1 milhão e 91 mil atendimentos registrados e 232 mil cirurgias realizadas. A unidade, considerada referência em urgência e emergência no estado, também se destaca pelo atendimento a pacientes de fora da capital.

Dados da própria instituição apontam que quatro em cada dez pacientes atendidos no hospital são de outros municípios. De acordo com a direção, esse percentual pode ser ainda maior.
“Alguns pacientes informam endereços de parentes que moram em Teresina, mas residem, de fato, em cidades do interior ou até mesmo em outros estados”, afirmou a diretora do HUT, Aranuxa Sousa.
A demanda tem gerado impactos na estrutura e no abastecimento do hospital, segundo informou a diretora. Ela destacou que a unidade está passando por processos de aquisição emergencial de medicamentos e insumos, com apoio da Prefeitura de Teresina e da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Ainda há desafios, mas medidas estão sendo adotadas para garantir a continuidade dos serviços”, afirmou.
Atualmente, o HUT realiza em média 5 mil atendimentos e 1.500 cirurgias por mês, além de diversos procedimentos como exames de imagem e hemodiálises. O custo mensal da unidade gira em torno de R$ 30 milhões, sendo que apenas R$ 10 milhões são repassados pelo Ministério da Saúde. O restante é financiado pela Prefeitura por meio da FMS.
Em paralelo ao processo licitatório regular, a gestão também atua com editais emergenciais para garantir o abastecimento de insumos. “Estamos fazendo uma análise criteriosa de quantidade e necessidade. A intenção é garantir que o material esteja disponível na unidade para que possamos prestar o melhor atendimento possível”, completou.
Entre os principais atendimentos realizados estão casos de trauma, especialmente relacionados a acidentes com motocicletas.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.