Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a capital piauiense, Teresina, foi a cidade do país que mais realizou pesquisas eleitorais durante a pré-campanha, liderando o ranking nacional. Conforme as informações, foram registrados 51 levantamentos sobre pesquisas de intenção de voto em Teresina de fevereiro até 15 de agosto, último dia de pré-campanha. Os dados foram tabulados pela Lagom Data, com base nas informações do TSE.
LEIA TAMBÉM
O número não é igualado por nenhuma outra cidade do Brasil no mesmo período amostrado. Na continuidade do pódio, estão as cidades de Manaus/AM (35), Belo Horizonte/MG (30), São Paulo/SP (29), Natal/RN (25) e Palmas/TO (23). Confira a tabela no final da matéria.
No âmbito nacional, o TSE contabilizou 4.244 levantamentos durante a pré-campanha deste ano, mais que a soma da pré-campanha das últimas três eleições municipais. A possível explicação para o fenômeno pode ser dado pelo surgimento de institutos pequenos, que atuam principalmente em municípios médios, geralmente a preços baixos.
O TSE determina que pesquisas de intenção de voto, sejam elas estimuladas, espontâneas ou ambas, devem ser cadastradas no sistema da Corte Eleitoral até cinco dias antes da divulgação dos dados. Vale ressaltar que é necessário ainda que os institutos informem qual foi a metodologia utilizada, o questionário e quem contratou o levantamento.
As pesquisas eleitorais estão se tornando cada vez mais comuns. Apesar de candidatos adversários contestarem certos levantamentos realizados, é evidente que os políticos utilizam as pesquisas para que possam definir parâmetros e estratégias e, assim, conquistarem mais votos.
Confira os números:
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.