Marcas Inesquecíveis 2023
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estratégia e gestão de marca: como se preparar para um mercado empresarial em constante mudança?

Investir na construção e na manutenção de uma marca forte pode ser o fator decisivo para o sucesso a longo prazo.

10/10/2023 às 17h41

O Dia TV

À medida que as empresas buscam se destacar em um cenário competitivo, é evidente que o domínio em estratégia e gestão de marca se tornou um ativo sistêmico e diferencial fundamental. A temática não é apenas tópico de interesse para os departamentos de marketing, mas sim fundamental para toda a organização.

Durante a 1ª Edição do Summit realizada no Marcas Inesquecíveis, o publicitário e pós-doutor em Comunicação, Matheus Emérito, compartilhou visões sobre "Estratégia e Gestão da Marca". A palestra não apenas atraiu a atenção de empresários e profissionais da área, mas também enfatizou a importância crucial do assunto para o mercado empresarial atual.

Matheus Emérito, publicitário e pós-doutor em Comunicação - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Matheus Emérito, publicitário e pós-doutor em Comunicação

O marketing ele é uma filosofia, o modo de viver dentro da empresa. Além disso, o marketing é o oxigênio da organização e faz parte desse processo delimitar objetivos. Quando delimitados isso, nós traçamos um plano para chegar nele e esse plano é o planejamento estratégico

Matheus EméritoPublicitário e pós-doutor em Comunicação

Segundo o especialista, a premiação do Marcas Inesquecíveis são exemplos claros em como as organizações se importam o chamado “planejamento estratégico” para o sucesso do empreendimento. “A empresa que não utiliza de um planejamento estratégico está contando com a sorte. A premiação do Marcas Inesquecíveis é o resultado de um trabalho, de estratégia, e claro que essa estratégia não é padrão para todos”, relatou.

Em um mercado empresarial em constante mudança, investir na construção e na manutenção de uma marca forte pode ser o fator decisivo para o sucesso a longo prazo.

Confira a palestra na íntegra:

Planejamento estratégico eficaz

Outro ponto crucial abordado foi a adaptação às mudanças do mercado e às tendências emergentes. Emérito destacou que as empresas precisam ser ágeis e flexíveis em sua abordagem à gestão de marca para permanecerem relevantes.

“O planejamento estratégico não é um padrão. Vai depender de cada local e da distribuição que aquele produto tem. São inúmeras variáveis que envolvem o planejamento estratégico”, argumentou.

Por fim, o pós-doutor em Comunicação explicou como as organizações podem usufruir do assunto para o bem-estar do sucesso empresarial.

“A primeira coisa é colocar dentro da cultura organizacional o marketing. Se você tem uma empresa ao qual você não coloca desde o início e nunca se preocupou em fazer uma propaganda ou campanha, quando crescer ela não vai ter em sua cultura o processo de estratégia. Vai ainda chegar uma concorrente com essa estratégia e acabará ultrapassando sua fatia de mercado”, finalizou Matheus Emérito.

Estratégia e gestão de marca: como se preparar para um mercado empresarial em constante mudança? - (Reprodção/Freepik) Reprodção/Freepik
Estratégia e gestão de marca: como se preparar para um mercado empresarial em constante mudança?
VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo