Acontece a partir desta quinta-feira (24) em Teresina, o 5º Festival da Cajuína. O evento acontece no shopping Riverside e deve seguir até o sábado (26). O evento é realizado pela Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi) e terá um estande para expor marcas de cajuína de produtores de Barras.
O espaço servirá de mostruário para os produtores apresentarem seus produtos e realizarem parcerias e negócios. O estande tem apoio da Prefeitura Municipal de Barras. A abertura acontecerá nesta quinta-feira (24), às 19hs no Shopping Riverside, e contará com a presença do governador Wellington Dias e do prefeito de Barras Carlos Monte.
A Cajuespi foi fundada em 2005 e hoje conta com 120 fábricas de cajuína cooperadas e mais de 2.700 pessoas da agricultura familiar. Em 2016, foram produzidas 980 mil garrafas da bebida e, para esse ano, a expectativa é chegar a um milhão e 300 mil garrafas.
Programação
24/08
10h às 14h – oficinas interativas de Licor de Caju e de Receitas de Caju
15h – oficinas interativas de Produção de Mudas de Caju e de Culinária do Caju
16h – palestra “Perspectivas da Cajacultura”, com Wagner Juca, e “Regulamentação da produção e comercialização de bebidas”, com Adriana Chagas Barreto (Ministério da Agricultura)
17h – oficina interativa Delícias do Caju
18h – oficina interativa de Doce de Caju, apresentação artística de Gonzaga para Todos e da Banda de Música PM/PI
20h – Amauri Jucá
25/08
10h – oficinas interativas de Produção de Cajuína, Culinária do Caju e Produção de Mudas do Caju. Palestra “Cooperativismo e Empreendimentos Solidários”, com Leo Pinho (Unisol Brasil)
14h – oficina de Receitas de Caju
15h – palestra “A Cajuína sem Gelatina”, com Fernando Abreu (Embrapa/CNPAT/Sebrae), oficinas interativas de Produção de Mudas de Caju e Doce de Caju
16h – painel “Muda de Caju: Inovação ou Tradição?", com Paulo Roberto e Luis Eduardo, e palestra “Legalização da Produção de Mudas de Caju”, com Alonso da Mota Lamas (Ministério da Agricultura)
17h – atrações artísticas: Grupo de Flauta Música p/Todos e Banda de Música do IFPI
19h – oficina interativa de Produção de Cajuína e apresentação do Balé da Cidade
20h – atrações artísticas
26/08
10h – oficinas interativas de Produção de Cajuína, Produção de Mudas de Caju e Culinária do Caju
15h – oficinas interativas de Doce de Caju e Delícias do Caju
16h – palestra “Movendo o Mundo através de ideias: aprendera empreender”
17h – atração artística: Orquestra Sanfônica - Música para Todos
19h – atrações artísticas, escolha da Garota Cajuína, sorteio de kit de irrigação para produtores de caju e escolha da melhor cajuína
20h – encerramento.
Fonte: Ascom