O Piauí receberá a primeira fábrica de tratores da Budny Tratores e Implementos instalada no Nordeste. O acordo foi encaminhado em reunião, realizada, nesta quarta-feira (25), do governador Wellington Dias com o presidente da empresa, Luiz Carlos Budny; o ex-prefeito de Campo Maior, Paulo Martins; o atual prefeito, professor Ribinha; e representantes da SDR, Seplan, Semar, Emater, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
A instalação da montadora no município de Campo Maior tem o objetivo de incrementar a economia do Piauí e dar um crescimento sustentável aos municípios. “Se a gente trabalha com irrigação, teremos segurança hídrica; se trabalharmos com tecnologia, sai da enxada e vai para o trator, e aqui falamos de um pequeno trator. Ao invés de termos um para o município, teríamos um por comunidade, por meio de uma cooperativa ou de uma associação”, destaca o governador.
O encontro marca uma pactuação de todos os setores envolvidos. De um lado, a empresa Budny, que já possui um centro de comercialização em Campo Maior, irá instalar uma montadora no Piauí para vender equipamentos para produtores de todo o estado. Por outro lado, o Estado se compromete a ter uma política de investimentos da ordem de R$ 30 milhões, apenas no primeiro ano, a serem aplicados na aquisição de equipamentos.
“Com essa reunião, nós conseguimos dar um passo nesse projeto, já que temos o terreno e o projeto arquitetônico. Agora precisamos que as políticas públicas estejam voltadas para essa ação, além de contar com a parceria de instituições como o Banco do Nordeste e Banco do Brasil”, explica Carlos Bundny, presidente da empresa. O investimento inicial realizado por parte da Budny Tratores e Implementos será de R$ 10 milhões.
A chegada da montadora também é comemorada pelo prefeito de Campo Maior, professor Ribinha. “Esse empreendimento é valoroso para o Piauí e, em especial, para nossa cidade, que é um polo regional. Essa instalação vai favorecer o desenvolvimento, porque nós sabemos que trabalhar no campo, oferecendo as condições de melhorar a produtividade, traz ganhos para a economia local”, destaca o gestor municipal.
Segundo Wellington Dias, o Estado estuda a possibilidade de realizar uma parceria com os municípios, para garantir a presença do agente de desenvolvimento em cada município do Piauí, responsável por trabalhar o planejamento do desenvolvimento econômico local.