Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Termina na próxima semana o prazo para Vacinação contra Influenza

Termina na próxima semana o prazo para Vacinação contra Influenza em Campo Maior

25/06/2015 16:34

Encerra na próxima sexta-feira (03/07) a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Campo Maior. A meta, segundo o Supervisor de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campo Maior, Luciano Alencar, é vacinar 8 mil pessoas no município.

A vacinação está acontecendo na própria Secretaria de Saúde, na Maternidade Sigefredo Pacheco, no Hospital Regional de Campo Maior, nos postos de saúde dos Bairros Paulo VI, Cariri e Alto do Meio.

influenza6

GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA VACINAÇÃO:

Crianças de seis meses a menores de cinco anos. Gestantes Puerperais: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento,  cartão  da  gestante,  documento  do  hospital  onde  ocorreu  o  parto,  entre  outros)durante o período de vacinação. Trabalhador de Saúde.  Povos indígenas: toda população indígena, que vivam em aldeias, a partir dos seis meses de idade.

O QUE É A INFLUENZA?

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemiassazonais.  A transmissão ocorre por  meio  de  secreções  das  vias  respiratórias  da  pessoa contaminada ao falar,  tossir,  espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. “É uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de  idade, gestantes, adultos com 60 anos ou  mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais)”, disse Luciano Alencar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a15% da população, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos.

A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem ainda redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Fonte: Campo Maior em Foco
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: