Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretaria de Saúde convoca meninos e meninas para vacinação contra HPV

A vacinação começará a partir da Segunda-Feira e os pais devem levar as crianças ao posto de saúde (UBAS) com cartão do SUS e de vacinação.

23/03/2017 22:19

A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal de Telha está convocando meninos de 12 e 13 anos e as meninas de 9 a 13 anos para participarem na Segunda-Feira(27) da Campanha de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus), que se tornou altamente conhecido por ser o principal responsável pelo câncer do colo do útero. Os adolescentes nesta faixa etária devem procurar o Posto de Saúde (UBAS) para a imunização. É necessário apresentar durante o atendimento o cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão destes contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população e assim beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos ganham proteção, já que a vacina impede o câncer de pênis, garganta e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

A vacinação contra HPV para ambos os sexos também é usada nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. O Brasil é o sétimo a fazer esta inclusão, que segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Fonte: DEPTOCOM
Edição: MARCELO BARROS
Por: MARCELO BARROS E JOELMA BONA
Mais sobre: