Com o tema: SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS, a prefeitura de Cocal promoveu durante todo o dia desta sexta-feira (17/07) a 5ª Conferência Municipal de Saúde do município. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A realização da conferência teve a organização e execução da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, que tem como presidente, o Sr. Francisco Alves Domingues (Chico Preto).
A Conferência de saúde é um espaço deliberativo e democrático, sendo dessa maneira, portanto, um momento para a construção da política de Saúde, no qual, representantes dos mais diversos segmentos da sociedade se reúnem e estabelecem um diálogo com a população na perspectiva de formulação e planejamento acerca dos rumos da saúde.
O evento contou com duas palestras: "Redes de Atenção do Município de Cocal" e "Controle Social Acolhimento", nas quais as palestrantes e conferencistas Cassandra Costa [Enfermeira] e Márcia Silva [Assistente Social], na oportunidade, esclareceram as dúvidas dos profissionais presentes e os ajudaram a traçar metas e objetivos a serem alcançados.
Durante o encontro, os representantes de instituições ligadas à saúde do município discutiram as diretrizes do novo Plano Municipal de Saúde, que entrará em vigor em 2017, e do Plano Plurianual (PPA) do executivo municipal, além de Vários temas ligados à saúde que também foram debatidos.
Em sua fala, a Secretária de Saúde, Eliane Carvalho, destacou
importantes avanços conquistados pela atual gestão municipal na área da saúde,
entre eles: o atendimento odontológico e distribuição de próteses dentaria a
população, a recuperação da implantação das equipes de saúde da família e mais
a implantação de 07 (Sete) novas equipes, construção, reforma e ampliação de 11
unidades de saúde, compra de equipamentos novos para estas unidades e a
aquisição de veículos para o deslocamento dos profissionais de saúde, entre
outros.
O Prefeito Rubens Vieira também participou do evento e para ele o objetivo principal da Conferência é, a partir da união da sociedade, analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito municipal e apresentar as recomendações aos Gestores do SUS (Sistema Único de Saúde). "Como a Saúde envolve todas as esferas do poder, federal, estadual e municipal, temos que apresentar nossas necessidades e defendê-las para atender as demandas de nossa população", ressalta.
Após as discussões feitas por cada grupo houve a apresentação das propostas indicadas e em seguida a escolha dos delegados e suplentes, que representarão o município de Cocal na conferência estadual de saúde.
Fonte: ASCOM | PMC (Fotos: Tony Costa, DJ Soares e Evaldo Neres)Edição: Tony Costa
Por: Tony Costa