Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Portal O DIA homenageia profissionais da enfermagem do município de Corrente

Segundo informações de enfermeiros, o município não realizou nenhum evento que lembrasse a data, nem uma nota se quer, foi enviada aos profissionais

12/05/2015 16:54

Durante séculos, a enfermagem formou profissionais comprometidos com a saúde e o bem- estar do ser humano. A atividade já era identificada desde o velho testamento quando mulheres, exclusivamente, cuidavam, em especial, de pessoas com deficiência e idosos, a fim de garantir a sobrevivência da raça humana.

Em 12 de maio é comemorada essa profissão milenar em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale (12 de maio de 1820), considerada a fundadora da Enfermagem moderna. No século XIX, a atividade foi reconhecida como profissional e institucionalizada na medicina moderna na Inglaterra. Apartir dai, foi ganhando força na sociedade como um todo, e hoje é referência quando o assunto é cuidar de pessoas.

A enfermagem á a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade são os cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde.

No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos ínviduos dentro da sua comunidade. Ele é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa, acadêmica e gerencial.

Parabéns a todos os profissionais de enfermagem do município de Corrente, que desenvolvem seu trabalho tanto na atenção básica, quanto na média complexidade. Segundo informações de enfermeiros, o município não realizou nenhum evento que lembrasse a data, nem uma nota se quer, foi enviada aos profissionais.

Edição: Alessandro Guerra
Por: Alessandro Guerra
Mais sobre: