Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oeiras desobriga uso de máscaras em ambientes abertos e fechados

Medida vale exceto para escolas. Flexibilização considerou a faixa de baixa de transmissão na qual o município se encontra atualmente.

22/03/2022 08:52

A Prefeitura de Oeiras decidiu desobrigar o uso de máscara contra a covid-19 em ambientes abertos e fechados. A medida consta no decreto nº 022 de 18 de março assinado pelo prefeito José Raimundo de Sá Lopes. A flexibilização do uso da máscara não se aplicará somente às escolas: nestes ambientes, o uso do acessório continuará sendo de caráter obrigatório.


Leia também: COE deve aguardar mais uma semana para definir sobre uso de máscara no Piauí 


Para adotar a medida, a Prefeitura de Oeiras considerou os relatórios de indicadores epidemiológicos emitidos pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica Municipal. Segundo o órgão, a cidade alcançou índices de cobertura vacinal satisfatórios e ao final da 10ª semana epidemiológica de 2022, ou seja, até 12 de março, Oeiras se encontrava na faixa de baixa transmissão comunitária da covid-19.

Vale lembrar que essa flexibilização do uso de máscara está sendo feita mediante análise dos parâmetros epidemiológicos e dependerá de o município continuar na faixa de baixa transmissão. 


Foto: Jorge Machado/O Dia

Apesar de desobrigar o uso da máscara em ambientes abertos e fechados, Oeiras mantém as recomendações de uso de máscara em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de covid-19 como idosos, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, transplantados e portadores de câncer, bem como para os indivíduos que possuem indicação médica de manter seu uso.

Também continua obrigatório o uso de máscara por aqueles que tiverem sintomas gripais, que testarem positivo para covid-19 ou que estiveram recentemente em contato com indivíduos diagnosticados com a doença.

No próximo dia 04 de abril, a Prefeitura de Oeiras fará novo boletim epidemiológico para averiguar a permanência do município na categoria de baixo rosco. Caso haja modificações significativas neste cenário, as medidas de flexibilização poderão ser revogadas.

Timon também flexibilizou uso de máscara em locais públicos

Além de Oeiras, a cidade de Timon, Maranhão, também flexibilizou o uso de máscara, mas somente em ambientes abertos. A medida foi adotada após o Comitê Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde identificar queda significativa de casos de coronavírus, redução da transmissibilidade da doença e avanço da vacinação.

O uso de máscara se tornou opcional em locais abertos, ou seja, espaços ao ar livre públicos ou privados como ruas, estádios, calçadas, praças, áreas de lazer, quadras esportivas e feiras. No entanto, em locais fechados, é obrigatório uso de máscara de proteção facial, inclusive no transporte público coletivo.

Locais ao ar livre que possuem tendência de aglomeração de pessoas, mesmo ao ar livre, seguem com obrigatoriedade do uso de máscara. Exemplo de locais abertos em que proteção segue obrigatória: shows, espetáculos, arquibancadas, feiras e mercados públicos.


Foto: Divulgação

O decreto também estabelece que devem continuar com uso de máscara de proteção facial pessoas de alto risco, com comorbidades, idosos, problemas respiratórios ou doenças crônicas, imunossuprimidos, transplantados, pacientes oncológicos, gestantes, pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, com sintomas de síndrome gripal e indivíduos com prescrição médica.

As regras de flexibilização contidas no decreto não se aplicam às pessoas com sintomas de Covid-19, as quais, em caso de necessidade de quebra de isolamento em situações excepcionais, deverão utilizar a máscara de proteção facial, conforme protocolos médicos-sanitários.

O decreto também ampliou a capacidade de ocupação dos bares e restaurantes em Timon de 50% para 75%. Os estabelecimentos podem funcionar até 2h da madrugada.

Mais sobre: