Conscientizar estudantes, professores e a população oeirense em geral sobre a importância da preservação ambiental, cultural e histórica da carnaúba. Este é o propósito do Projeto Junino 2019 da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que, nesta edição, traz o tema: ‘Carnaúba – A árvore da vida: plantando saberes e colhendo fazeres’.
O projeto tem início nesta quarta-feira, 19, na Praça de Eventos, e tem como protagonista a palmeira nativa do semiárido do Nordeste brasileiro, árvore símbolo de Oeiras e do Piauí. Todas as escolas da rede municipal de ensino trabalharam o produto de forma artesanal e criativa, evidenciando a diversidade de formas e uso da carnaúba.
As maiores concentrações de carnaubais estão situadas nos estados do Piauí e Ceará, sempre nos vales dos rios e terrenos arenosos. Intimamente ligada a seu habitat, a carnaúba é de grande resistência e longevidade, podendo viver até 200 anos.
O Projeto Junino da SEMED integra a programação do Arraiá da Semas, que este ano tem como tema a Vila da Carnaúba. O espaço onde são realizadas as apresentações ganhou ambientação junina, com uso de elementos característicos e alusivos à planta sertaneja.