Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

NOVEMBRO AZUL: SMS intensifica prevenção ao câncer de próstata

E a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com uma vasta programação.

24/11/2015 12:07

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para a prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é todo dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. E a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com uma vasta programação.

Por recomendação da prefeita Neuma Café, segundo informou a secretária Amanda Andrade, uma equipe multiprofissional vem promovendo uma série de palestras e atividades que visam a conscientização da população sobre o câncer de próstata, segundo mais comum entre os brasileiros do sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com a secretária, a Campanha Novembro Azul tem conseguido atrair a atenção de um considerável número de pessoas durante as palestras. "Sabemos que há um tabu a ser quebrado, muitos têm vergonha de fazer o exame, mas, aos poucos vamos conscientizando da importância da detecção precoce da doença", disse Amanda Andrade.

Durante todo o mês estão acontecendo palestras nas Estratégias de Saúde da Família, nas próprias comunidades. Quando os profissionais da Atenção Básica detectam a necessidade de um exame, imediatamente os pacientes são encaminhados ao Hospital Josefina Getirana, onde tem dois urologistas semanalmente atendendo à população.

Na palestra realizada nesta segunda-feira (23) para membros do Grupo de Oração Terço dos Homens, do bairro Vila Operária, o médico Ubiratan Martins recomendou que os exames de toque retal e PSA sejam efetuados anualmente, a partir dos 50 anos. No caso daqueles com histórico familiar da doença, a idade inicial cai para 45 anos. "Se diagnosticado no início, o câncer de próstata tem de 80% a 90% de chance de cura", explicou.

Presente ao evento, a prefeita Neuma Café falou da importância da prevenção e elogiou a campanha. "Não percam a oportunidade que o município está oferecendo, que é a prevenção. Parabéns à equipe da secretária Amanda pelo trabalho que vem realizando, cuidando, também, da saúde dos homens", disse.
Após a palestra, a SMS disponibilizou aos participantes atendimento, como aferição de pressão arterial e atualização da caderneta de vacinas.












Fotos: Beto Barros

Mais sobre: