Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MP expede recomendação a população para abster-se de queima de lixo

Os municípios do interior do estado poderão fazer denúncias através do telefone 190 (Polícia Militar)

03/09/2020 11:59

Chegado o período conhecido pelos piauienses como B.R.O. BRÓ (estiagem) com a baixa umidade do ar e às altas temperaturas no município de São Pedro do Piauí/PI, a população da zona urbana/rural (em especial a urbana) insiste em atear fogo no lixo doméstico (folhas e podas de arvores) com isso, o fogo poderá se propagar rapidamente dentro de plantações, pastagens, sistemas agroflorestais e florestas, causando incêndios acidentais com prejuízos econômicos, ambientais e à saúde da população.

A população tem reclamado diariamente da fumaça que tem aumentado nesse período e  para as pessoas que tem problemas respiratório  fica mais difícil respirar, os olhos com  a fumaça ficam lacrimejando e  apresentam ardência.

Com o PROJETO CORTA-FOGO, o Ministério Público do Piauí, através do promotor NIELSEN SILVA MENDES LIMA, expediu recomendações à população de São Pedro do Piauí, residentes, em suas zonas urbana e rural, que se abstenham de utilizar o fogo para a queima de resíduos sólidos (lixo) em seus terrenos particulares ou em terrenos baldios, devendo, para  tanto, se  utilizarem, exclusivamente, de  técnicas  de varredura, capina, coleta  e  destinação  final  ambientalmente  adequada  dos rejeitos.

CONSIDERANDO que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (art. 225, da

Constituição Federal).

Os municípios do interior do estado poderão fazer denúncias através do telefone 190 (Polícia Militar)

Fonte: MPPI/São Pedro do Piauí
Por: Márcio Costa
Mais sobre: