Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação Cerrados: GAECO investiga desvio de recursos e lavagem de dinheiro em Uruçuí

Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos Municípios de Uruçuí, Teresina, Timon e Balsas no Maranhão.

20/03/2023 08:59

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPPI em conjunto com a Polícia Civil (PC-PI), a Polícia Militar (PM-PI), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e Ministério Público do Estado do Maranhão, deflagrou nesta segunda-feira (20) a “Operação Cerrados”. A investigação visa apurar a prática dos crimes de desvios de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, cometidos através de contratos firmados entre empresas de fachada e o Município de Uruçuí.

(Foto: Divulgação / GAECO)

A operação visa cumprir 12 mandados de busca e apreensão, conforme Decisão do Desembargador Relator Erivan José da Silva Lopes, da 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí. Entre os alvos estão políticos e familiares, servidores públicos, empresas com atuação no Município e seus sócios-proprietários. 

(Foto: Divulgação / GAECO)

Até o momento, a investigação aponta para a existência de uma associação criminosa visando o desvio de recursos públicos do Município de Uruçuí, o qual era executado com o direcionamento de licitações à determinada empresa utilizada pela organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pelo gestor municipal.

Após o pagamento da empresa, parte do recurso público era remetido, diretamente ou por meio de pessoas interpostas, para as contas bancárias dos empresários, políticos e seus familiares, bem como de empresas ligadas a eles. Os mandados foram cumpridos nos Municípios de Uruçuí, Teresina, Timon e Balsas no Maranhão.

Mais sobre: