No dia 06 de janeiro é celebrado o Dia de Reis. A data remonta a tradição cristã e a visita dos reis magos, que viajaram do Oriente para visitar Jesus Cristo após seu nascimento. O calendário religioso também reconhece a data como Folia dos Reis, Terno dos Reis, Santos dos Reis e Dia da Epifania.
No Brasil, a celebração do Dia de Reis foi trazida pelos portugueses na colonização e tornou-se uma parte importante da cultura brasileira. Em algumas regiões, as tradições do Dia de Reis são parte do patrimônio cultural imaterial. A data é celebrada com as festa popular, de folias ou reisados, de 24 de dezembro a 6 de janeiro.
Dia de Reis já foi feriado
O Dia de Reis já foi feriado nacional no Brasil. A data era considerada parte das comemorações de Natal e Reveillón, encerrando o ciclo natalino. Não se sabe ao certo a data, mas em meados dos anos de 1960, seis feriados católicos, incluindo o Dia de Reis, foram suspensos pela Igreja Católica.
Com a nova legislação implantada no Brasil, os feriados e facultativos foram drasticamente reduzidos, passando a ser considerados dias santos apenas os seguintes: Natal; 1.º de janeiro; Sexta-feira Santa; Corpus Christi; Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Finados.
Em Natal, no Rio Grande do Norte, a data é feriado municipal, já que os santos são co-padroeiros da capital.
Desmonta a árvore de Natal no Dia de Reis
O Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, é a data oficial para desmontar a árvore de natal, 12 dias após o nascimento de Jesus, encerrando o ciclo natalino.
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis.
Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.