Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção é divulgado; veja como conferir

Aqueles que não conseguiram a isenção da taxa só terão a inscrição confirmada após o pagamento no valor de R$ 85 que deve ser pago até o dia 12 de junho

14/05/2024 às 09h23

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já podem conferir se o pedido foi aceito. A lista dos pedidos de isenção aceitos para o Enem 2024 foi disponibilizada nessa segunda-feira (13) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para verificar se sua solicitação de isenção da taxa foi aceita, o candidato deve acessar o site oficial do Inep na Página do Participante. Por lá, o estudante precisará realizar o login com o número de seu CPF e a senha cadastrada. Poderão fazer o Enem 2024 de graça, estudantes brasileiros matriculados no terceiro ano do ensino médio em uma escola de rede pública, quem fez o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, para solicitar a isenção da taxa o candidato teve que declarar sua situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda através do registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção é divulgado; veja como conferir  - (Marcello Casal/AgênciaBrasil) Marcello Casal/AgênciaBrasil
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção é divulgado; veja como conferir

Ainda na segunda-feira (13), o edital do Enem 2024 foi divulgado e aponta a aplicação da prova para os dias 3 e 10 de novembro desse ano. As inscrições para a prova começarão no dia 27 de maio e se estenderá até o dia 7 de junho. Vale lembrar que aqueles que não conseguiram a isenção da taxa só terão a inscrição confirmada após o pagamento no valor de R$ 85 que deve ser pago até o dia 12 de junho. Esse valor pode ser pago por PIX, boleto ou cartão de crédito. Os que conseguiram a isenção também devem passar pela etapa de inscrição para o registro de dados cadastrais.

O Inep também liberou os resultados das justificativas de ausência. Quem foi isento da taxa no Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova precisou justificar a ausência para poder participar da edição de 2024 de forma gratuita. O prazo para recursos, tanto em relação à isenção quanto à justificativa de ausência, encerra na sexta-feira (17).

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges