Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Olimpíada de Matemática: prova da Obmep acontece nesta terça (4)

Os alunos das escolas concorrem entre si com colegas de mesmo nível de escolaridade para uma vaga na segunda fase da Obmep

04/06/2024 às 09h05

A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) acontece nesta terça-feira (4). Nesse ano, 56.516 escolas da rede pública de 5.564 cidades do Brasil estão inscritas, registrando o recorde de instituições que participam da competição científica.

A prova da Obmep, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), acontece em duas fases. A primeira fase realizada nesta terça (4), consiste na aplicação da prova de 20 questões de múltipla escolha com três níveis de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). O tempo disponível para a conclusão do exame é de duas horas e 30 minutos. Alunos com necessidades especiais terão três horas e 30 minutos para completar a prova. Nesta fase inicial, tanto a aplicação quanto a correção das provas são realizadas pelas escolas, que devem seguir as instruções e os gabaritos elaborados pelo Impa.

Sala de aula de uma escola da rede estadual - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Sala de aula de uma escola da rede estadual

Os alunos das escolas concorrem entre si com colegas de mesmo nível de escolaridade para uma vaga na segunda fase da Obmep. Em 20 de dezembro, a Obmep vai publicar no site a lista dos premiados da 19ª edição. A olimpíada premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6,5 mil medalhas (500 ouros, 1,5 mil pratas e 4,5 mil bronzes) e até 45 mil certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 1,95 mil medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1,35 mil bronzes) e até 6 mil certificados de menção honrosa.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos alunos de escolas públicas que integram o programa.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral